201709201218_268d3fee9e

Trabalhadores aceitam proposta do TST e greve dos Correios chega ao fim

Em assembleia rgazetaweb.globoealizada na tarde desta quinta-feira (5), os trabalhadores dos Correios em Alagoas aceitaram a proposta apresentada pela estatal e decidiram encerrar a greve geral que havia sido deflagrada há quase três semanas. Porém, os serviços serão normalizadas somente a partir da próxima segunda-feira (9).

A categoria aponta que a proposta aceita está aquém do percentual reivindicado. Contudo, destacou que o entendimento teve de prevalecer, “a fim de que a população não saia mais prejudicada”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos de Alagoas (Sintect-AL), Altanes Holanda, a categoria decidiu acatar a proposta de 2,7%, quando o objetivo inicial era alcançar os 8% de reajuste.

No entanto, o presidente da entidade garantiu que a maior vitória foi a garantia de que benefícios concedidos há mais de 20 anos aos trabalhadores serão preservados. “Tivemos uma grande vitória após semanas de mobilização. Muitos direitos adquiridos – que há mais de 20 anos vinham sendo ofertados pela empresa após acordos coletivos -, haviam sido extintos pela direção. Os Correios já estavam decididos a retirar todas essas conquistas. Porém, a mobilização deu certo e tudo foi mantido”, expôs Altanes.

O fim da greve só foi possível porque a proposta aceita foi construída em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, apresentou uma proposta de acordo coletivo que contempla reajuste de 2,07%, retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (8 dias) e desconto dos demais dias de ausência, além da manutenção das cláusulas já existentes no acordo.

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com