Screenshot-2017-10-24 Secretário Manoel Messias discute agricultura familiar com produtores de Penedo Prefeitura de Penedo AL

Secretário Manoel Messias discute agricultura familiar com produtores de Penedo

O Secretário Municipal de Agricultura, Manoel Messias Lima (Messias da Filó), preocupado com a organização dos agricultores do município para promover o fortalecimento do Programa da Agricultura Familiar, reuniu diversos produtores em recente reunião para discutir a Lei 11.326 de julho de 2006 que definiu as diretrizes para formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e os critérios para identificação desse público.

Durante o encontro houve ampla troca de experiências trazidas pelos produtores, que deram exemplos positivos da agricultura familiar que tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Uma das marcas extremamente salutares é que o  agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor.

Para Messias da Filó o compromisso da Prefeitura de Penedo com os agricultores que precisam se organizar em associações será uma constante, possibilitando que os tramites legais sejam agilizados para qualquer processo de regularização e estreitamento dos laços comerciais de oferta e procura. O secretário lembra ainda que segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, 84,4% do total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a grupos familiares.

“Vamos intensificar nosso trabalho nos povoados do município, tendo presença constante junto ao homem do campo, reconhecendo neste primeiro momento que devemos com embasamento na Lei  11.326/2006, respeitar como agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais, mão de obra da própria família, renda familiar vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento pela própria família”, mencionou Messias.

O Secretário de Agricultura lembrou ainda que são considerados agricultores familiares os silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

penedo.al

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com