eb302f96-63e1-4ec2-86d1-26a503967745

Ifal Penedo abre 2ª Cienitec nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (17), no Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo a 2ª Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec). Trata-se de um evento integrador alinhado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e que tem como objetivo popularizar a ciência entre estudantes do ensino básico, técnico e profissionalizante e comunidade em geral.

A programação vai até sexta-feira (20) com a realização de palestras, minicursos, oficinas, atividades científicas, culturais e artísticas. A abertura oficial está marcada para as 14h, no auditório, com a presença de gestores do Ifal, autoridades locais e representantes das instituições parceiras, apresentação do Coral Artifal Penedo e palestra da coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifal, Daniele Gomes de Lyra. O credenciamento estará aberto a partir das 7h30 e as pessoas que não efetuaram a inscrição pelo site e ainda têm interesse em participar poderão se inscrever durante o credenciamento até as 14h.

Doação de sangue – Também integra a programação do primeiro dia da Cienitec, a presença da unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) para coleta de sangue das pessoas que se voluntariarem como doadoras. O horário para doação será das 8h30 às 15h30 e os requisitos incluem ter idade entre 16 e 60 anos, estar bem alimentado, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Para quem for menor de idade, é necessária a presença da mãe, pai ou responsável legal. Para as pessoas que vêm doando sangue regularmente, a idade máxima é 69 anos.

Usina Ciência – Além da variedade de minicursos e oficinas, um dos destaques da programação é a Usina Ciência, iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que busca incentivar e estimular as pessoas a dispor de maior interesse pelas disciplinas das Ciências Exatas e da Natureza. Na quarta (18) e quinta-feira (19), a equipe do programa apresentará aulas-show com conteúdos de Química, Física e Biologia. A programação completa está disponível no site da Cienitec.

A primeira edição da Cienitec aconteceu em 2015 e a proposta do Ifal é realizar o evento a cada dois anos. Para 2017, o tema escolhido “A matemática está em tudo” segue a 14ª SNCT, que baseou sua escolha no fato de que dois dos maiores eventos da área terão como sede o Brasil: Olimpíada Internacional de Matemática, já realizada em julho, no Rio de Janeiro; e Congresso Internacional de Matemáticos, marcado para agosto de 2018.

ifal

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com