201710031012_ccfb21d43f

Crescimento do turismo e chegada de novos hotéis impulsionam economia em AL

Alagoas é o Estado na região Nordeste que mais inaugura hotéis neste ano. Somente em construção são 17. Segundo os dados da Infraero, o fluxo de turistas no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresceu 0,76% no acumulado do ano, de janeiro a agosto, sendo o terceiro que mais recebeu turistas entre os estados nordestinos. Por lá passaram mais de 1,3 milhão de pessoas que movimentam a economia alagoana.

Diante da crise que se abate sobre o país, muitos dos principais aeroportos do Brasil apresentam números negativos no fluxo total de passageiros. Somente na região Nordeste, metade das capitais registra queda no fluxo de viajantes. Felizmente não é o caso do Aeroporto Zumbi dos Palmares, que com 0,76 de crescimento, perde apenas para as cidades de Recife e Fortaleza, metrópoles maiores que a capital alagoana.

Os números são positivos também quando observados os dados de fluxo de turistas internacionais. Somente no mês de julho, o número de estrangeiros que passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares subiu 358%. No acumulado do ano, esse crescimento chega a 209,45%.

O economista Lucas Sorgato explica a importância desses resultados para a economia do Estado. “O turismo em Alagoas se desenvolveu muito nos últimos anos. De 2006 a 2017 aumentou em um milhão a quantidade de passageiros no nosso Aeroporto. Foi o maior crescimento entre os estados. No período de crise nós seguimos crescendo porque o destino está sendo muito vendido. Temos hoje a rede hoteleira mais nova do país, mais de que dobramos a quantidade de leitos no Estado”, conta o economista.

Fluxo de turistas no Zumbi dos Palmares apresenta crescimento

FOTO: Kaio Fragoso/Sedetur

 

Lucas Sorgato explica que a taxa cambial da moeda brasileira tem estimulado a vinda de turistas internacionais para Alagoas. “Nós temos uma vantagem porque a taxa de câmbio ficou mais favorável pra vir ao Brasil. A taxa estando de 3 pra 1 [em comparação ao real] o turista traz pra cá mais dinheiro, por estar mais barato para consumir no país”.

Ainda de acordo com o economista Lucas Sorgato, algumas ações promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), foram essenciais para estes resultados positivos. “Algumas medidas, inclusive encabeçadas pelo Governo, foram decisivas para estes resultados, como a redução do imposto sobre o combustível de aviação, o QAV, tornando o Estado mais atrativo para as operadoras de aviação”, conta o economista.

A importância do turismo para economia é ainda mais relevante quando observada toda a cadeia produtiva da atividade que envolve desde hospedagem, gastronomia aos passeios turísticos, transporte e receptivos, por exemplo. “Toda essa cadeia é extremamente positiva para o Estado, principalmente para municípios pequenos, como Piranhas e São Miguel dos Milagres, que se tornaram recentemente grandes produtos turísticos de Alagoas”, completa o economista Lucas Sorgato.

Belezas naturais atraem visitantes de vários lugares do mundo

FOTO: Kaio Fragoso/Sedetur

 

Expansão hoteleira

Com cinco hotéis inaugurados este ano, Alagoas expande sua rede hoteleira, oferecendo mais opções a quem visita o Estado. Atualmente, 17 empreendimentos estão em construção, dois em ampliação e outros cinco em fase de prospecção, que irão gerar mais emprego e renda para a população.

O maceioense Anizío Carlos de Lima Neto, de 24 anos, foi um dos alagoanos beneficiados pelos empregos gerados na hotelaria. Ele estava desempregado e conseguiu uma oportunidade neste semestre. “Não tinha qualquer experiência na hotelaria. Estou tendo uma oportunidade única de aprender sobre o setor e também novos idiomas. Como estão vindo muitos turistas argentinos, o hotel disponibilizou cursos de inglês e espanhol”, comemora Anizío.

Anizío Carlos conta ainda que com o dinheiro que recebe com o trabalho investe em qualidade de vida. “Consigo pagar minhas despesas e ajudar em casa. Tudo isso é muito positivo porque agora posso construir uma carreira”, conta o rapaz que pretende seguir trabalhando com hotelaria e turismo.

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com