18nov2017-deputados-debatem-segunda-denuncia-contra-o-presidente-michel-temer-na-ccj-comissao-de-constituicao-e-justica-e-de-cidadania-da-camara-dos-deputados-1508341824381_615x300.jpg

CCJ aprova parecer pela rejeição de denúncia contra Temer; relatório vai ao plenário

Por 39 votos a 26, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o parecer pela rejeição da denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), ambos também do PMDB.
    Veja como votou cada deputado
O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), como presidente da comissão, não votou — foi a única abstenção. A comissão tem 132 integrantes (66 titulares e 66 suplentes).
Temer é acusado pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa. Os ministros, por organização criminosa.
O parecer foi elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) e entregue na semana passada. A escolha de Andrada e a elaboração do relatório a favor dos três investigados foram feitas sob protestos da ala tucana anti-Temer. Para apaziguar os ânimos, o governo articulou para que Andrada escrevesse o relatório na cadeira do PSC, sigla do líder do governo no Congresso, André Moura (SE), e não na cadeira do PSDB na CCJ.
No documento, Andrada criticou a delação premiada de executivos da JBS ao Ministério Público – base da peça da PGR –, defendeu a conduta dos três acusados e questionou ações do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enquanto à frente da instituição.
Temer assistiu à votação de hoje pela TV com ministros que ficam no Palácio do Planalto e assessores, como na primeira denúncia. Segundo um assessor próximo ao presidente, o “resultado era esperado”, com exceção da mudança de votos do PSB. “Começa agora o trabalho para que o plenário encerre de vez o caso”, disse o interlocutor.

Uol

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com