page

Atores Irandhir Santos e Clarisse Abujamra participam do Circuito Penedo de Cinema

Um dos grandes atores do cenário audiovisual do país, Irandhir Santos estará presente no Circuito Penedo de Cinema, que será realizado de 6 a 11 de novembro, em Penedo (AL). A divulgação foi feita durante o lançamento da programação oficial realizado na noite da última segunda-feira (16) no Centro Cultural Arte Pajuçara, em evento aberto ao público. Irandhir participará de um bate-papo sobre o filme Tatuagem, junto ao diretor Hilton Lacerda, logo após a exibição do longa-metragem na Praça 12 de Abril, a partir das 22h, no último dia do evento.

 

Outro nome do cenário nacional, a atriz Clarisse Abujamra também estará presente no Circuito. Ela participará de um bate-papo sobre o filme Como Nossos Pais, que também será exibido para o grande público na Sala de Exibições, na Praça 12 de Abril, a partir das 20h do primeiro dia do evento (6).

 

Ainda na programação, o ator e escritor Doc Comparato fará a Master Class O audiovisual dos anos 80 à virada do século. A atividade será na Casa da Aposentadoria, das 14h30 às 17h na terça-feira (7). No mesmo local, ocorrerá a Conferência de Encerramento sobre Políticas Públicas para o Audiovisual com a diretora-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Debora Ivanov, às 14h do sábado (11).

 

O coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, fez uma breve apresentação do evento, destacou a importância dos parceiros e deixou um recado aos presentes: “Peçam mais cinema. Cinema educa, cinema areja a mente. Um salve ao cinema brasileiro”, disse ele, recebendo aplausos dos presentes.

 

Outros destaques da programação

 

A Sala de Exibição, localizada na Praça 12 de Abril, será o local onde ocorrerão todas as mostras de filmes. Da terça (7) até a quinta (9), haverá a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, sempre das 14h às 16h, com filmes relacionados à temática do meio ambiente e debates com pesquisadores da área. A Mostra conta com total apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), um dos patrocinadores do Circuito.

 

De terça (7) a sexta (10), o público poderá assistir às Mostras Competitivas Universitária e Brasileira, onde serão exibidos 30 filmes, a partir das 19h. Pelas manhãs, o local será palco para a programação voltada às crianças. De quarta (8) a sexta (10), sempre das 9h às 11h, será a vez da Mostra de Cinema Infantil, que reúne os pequenos das redes particular e pública de ensino da região.

 

No sábado (11), ocorrerá a apresentação dos trabalhos acadêmicos na Casa da Aposentadoria, no horário das 8h às 12h. Ainda no mesmo dia e horário, acontecem outros dois eventos simultâneos: a Reunião dos Cineclubes Alagoanos no Clube de Pesca de Penedo (Capespe) e o Espaço para Reuniões de Trabalho e Setoriais no Centro de Extensão Universitária (CEU).

 

Além disso, diversas oficinas pela manhã, master class e mesas-redondas na faixa vespertina – todos com temáticas variadas – complementam a programação do evento.

 

E assim como ano passado, a programação do Circuito Penedo de Cinema também contará com apresentações musicais nos fins de noite. Na quinta (9), Lambertos e Lara Melo abrem os trabalhos. Na sexta (10), Janu e o grupo Olha o Xote continuam a programação e no sábado (11), após a solenidade de premiação dos vitoriosos, apresentam-se as atrações Batuque Sururu, Wilson Santos e Orquestra de Tambores e Jurandir Bozo.

 

Autoridades prestigiam lançamento da programação

 

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, destacou que a entidade patrocina eventos como o Circuito por meio de um trabalho de gestão cultural dos recursos hídricos. “Estamos criando uma outra visão. Um rio não é um canal. Ele é, sobretudo, um ecossistema e um elemento fundamental para a estabilidade emocional das populações. Um rio é um patrimônio paisagístico e quem mais expressa esse olhar sobre ele são os produtores culturais. Fazer cultura é fazer gestão sustentável por uma política pública que garanta água de qualidade e a riqueza do imaginário do nosso povo”, salientou.

 

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, agradeceu o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a condução do evento e fez um breve resgate histórico dos tradicionais Festivais de Cinema na cidade ribeirinha. Ele ainda ressaltou que, para o próximo ano, almeja a realização do evento no novo Centro de Convenções de Penedo.

 

“Reinauguramos o Teatro Sete de Setembro, a casa mais antiga de espetáculos do Estado e temos, no Cine São Francisco, a maior sala de cinema com mais de 1.100 lugares. A Prefeitura junto ao Ministério do Turismo está transformando este local num grande Centro de Convenções. E, com certeza, ano que vem, faremos esse evento aonde ele nunca deveria ter saído: no antigo Cine São Francisco, um ícone da arquitetura moderna do Brasil”, revelou.

 

A reitora Valéria Correia, destacou que, logo depois da realização da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o Estado continuará respirando cultura por meio da realização do Circuito Penedo de Cinema. “Acabamos recentemente este grande evento literário, que foi a Bienal, e logo mais teremos o Circuito. Então essa é a forma da Universidade Federal de Alagoas responder à crise, mostrando cultura e socialização do conhecimento. Com isso, a Ufal vem e cumpre a sua missão e certamente teremos dias de glória na cidade de Penedo”, destacou.

 

Realização

 

O Circuito Penedo de Cinema acontecerá de 6 a 11 de novembro em Penedo (AL) e é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo.

Para ver a programação completa, basta acessar o site do Circuito Penedo de Cinema.


Assessoria de Comunicação
www.circuitopenedo.com.br

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com