caps2-696x392

Atividades promovidas pelo Caps marcam o Dia Mundial da Saúde Mental em Penedo

O Dia Mundial da Saúde Mental, data criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), foi comemorado neste dia 10 de Outubro, sendo marcado em Penedo por diversas atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial Dr Oceano Carleal que atualmente conta com cerca de duzentos usuários.

As atividades que aconteceram na Praça Clementino do Monte, contaram com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, exposições de artes, rodas de conversa sobre saúde mental e a participação do Nasf com fisioterapeutas. Marcado pelo tema “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos”, usuários e familiares participaram das ações que objetivaram chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos.

De acordo com a enfermeira Isabel Leite as perturbações de natureza mental estão numa escala crescente e independentemente da gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. Isabel revelou que segundo dados do Ministério da Saúde, 75 mil brasileiros foram afastados do trabalho motivados por depressão somente no ano de 2016. “Quando observamos os índices, percebemos que as mulheres são as mais afetadas quando se comparam os sexos. Já quando o critério é a posição social, vemos que as pessoas com menos educação e dinheiro são as maiores vítimas”, finalizou Isabel.

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com