Ranking das universidades coloca Ufal na 44ª posição e Uneal na 187ª colocação

O Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) edição 2017 mostra que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está na 44ª posição, caindo sete colocações em comparação com o ano de 2016, quando figurava na 37ª lugar. O ranking também analisou o desempenho de instituições de ensino que são mantidas pelo governo estadual.

Os dados mostram que a Universidade Estadual de Ciências e Saúda de Alagoas (Uncisal) figura na 167ª posição, já a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) encontra-se na 187ª posição, de uma lista composta por 195 unidades.

Em Alagoas, a Ufal teve nota final 66,87. A Uncisal obteve 20,45 e a Uneal 10,13. Mesmo com o resultado ainda ruim, esta última avançou sete posições em comparação com o desempenho do ano passado, visto que, em 2016, figurou na vice-lanterna da tabela.

O RUF fez neste ano ampla revisão dos seus indicadores. A quantidade de teses produzidas por docente foi incluída no indicador de pesquisa – um dos critérios de avaliação das escolas. Os outros são ensino, mercado, inovação e internacionalização das suas práticas no dia a dia da universidade.

Pelos dados divulgados pelo RUF, a Ufal ocupa a oitava colocação quando comparada ao desempenho entre os centros universitários localizados na região Nordeste, ganhando em desempenho das federais dos estados do Ceará (48ª), Piauí (52ª) e Maranhão (56ª). Há estados do Nordeste em que mais de uma instituição federal teve o desempenho avaliado. A melhor avaliação analisada pelo ranking ficou com a federal do estado de Pernambuco, na 11ª posição.

NACIONAL

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior feita pela Folha desde 2012. A Unicamp ultrapassou a USP na sexta edição do Ranking Universitário Folha (RUF) e chegou ao segundo lugar, atrás da UFRJ, na avaliação das 195 universidades brasileiras. A USP está em 3º. Na prática, a pontuação da USP no RUF subiu em relação à do ano passado (de 97,03 para 97,24). Já a da UFRJ caiu de 97,46 para 97,42 – mas ela continua à frente das demais. A Unicamp subiu de 96,7 pontos em 2016 para 97,31.

 gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com