180fcdb7f41ac43d22bad8660f0e6c4e_L

Outubro Rosa terá ações para conscientização da doença em Alagoas

Texto de Marcel Vital

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar uma programação que contempla as servidoras e a própria comunidade, a partir de segunda-feira (2), incluindo palestras, mesas-redondas e outras ações para alertar e sensibilizar sobre a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, equipes que atuam nas unidades municipais de saúde promoverão atividades para estimular a prevenção do câncer de mama, com busca ativa de pacientes para mamografia e encaminhamento para consulta médica.

 
A abertura do Outubro Rosa acontecerá em Marechal Deodoro, onde haverá um Fórum de Políticas Públicas com o laboratório Rocher. E, ao longo de todo o mês, serão realizados mutirões no Hospital Universitário, atividades educativas com os municípios de Pilar, Maravilha e São Miguel dos Campos, oficinas para os coordenadores da Atenção Primária, caminhada na praia, apresentação do Plano de Oncologia na Câmara Municipal de Maceió, além de ações sociais de arte-cultura e lazer e oficinas de embelezoterapia.

 
Em 2016, a Sesau assegurou na Programação Pactuada Integrada da Assistência (PPI-AL) a realização de 50.435 mamografias de rastreamento (mulheres assintomáticas na faixa etária de 50 a 69 anos) em todo o Estado. Do total pactuado foram realizadas até o dia 31 de julho 17.928 mamografias, com um alcance de meta de 35,54%. Este resultado ainda não é suficiente para reduzir a tendência de mortalidade por câncer. O diagnóstico ainda é feito em estágios mais avançados da doença.

agenciaalagoas

 
A prevenção, para além das campanhas realizadas no mês de outubro, deve continuar ao longo de todo ano, é o que reforça Carmen Nascimento, técnica do Programa de Saúde da Mulher da Sesau.

 

 

“Há sempre uma campanha muito forte no Outubro Rosa, com divulgações mundiais e eventos, mas o tema, muitas vezes, é esquecido no decorrer do ano. É muito importante que todos participem de nossas ações durante o mês de outubro. O movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também da desmitificação da doença”, ressaltou.
A técnica do Programa de Saúde da Mulher da Sesau frisou, ainda, que a intenção é que as mulheres procurem fazer os exames, pois a prevenção é sempre o melhor caminho. “Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, mais chances de cura as mulheres têm e menos probabilidade de vir a óbito. Por isso, é importante que elas se cuidem e procurem a unidade de saúde para a realização dos exames”, explicou.

 

Sobre o movimento

 

O Outubro Rosa busca conscientizar a população para a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer de mama. Nos Estados Unidos, desde os anos 1990, várias cidades e estados realizavam ações isoladas contra a doença no mês de outubro, que posteriormente se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. O laço rosa simboliza mundialmente a luta contra a doença e, com o tempo, vários países e empresas aderiram à campanha.

 
Atualmente, muitas cidades enfeitam ruas e praças com laços rosa, iluminam monumentos com a cor e realizam eventos de conscientização como corridas, cursos e mutirões para a realização de exames. Além dos controles tradicionais, como a mamografia, o autoexame também é fundamental para mulheres de todas as idades. Se notar qualquer sinal estranho, como caroços, nódulos, secreções, mamas avermelhadas ou com textura anormal, procure um médico especializado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com