201604220815_5ee5bd20e9

Capitania alerta para ressaca e rajadas de vento em Alagoas

A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu um comunicado à imprensa, nesta segunda-feira (11), para alertar sobre a ocorrência de ressaca e ventos fortes no litoral alagoano, a partir desta terça-feira (12).

Na nota, a capitania se reporta à informe meteorológico do Centro de Hidrografia da Marinha, havendo a possibilidade de as rajadas atingirem 61 Km/h.

O fenômeno – que deve se estender até a zero hora da próxima sexta-feira (15) – vai compreender a região entre as cidades de Ilhéus (BA) e Tamandaré (PE), com ondas de até três metros de altura.

Por isso, a Capitania dos Portos de Alagoas recomenda que os responsáveis por embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias. Orienta ainda que os proprietários de demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

O mesmo alerta também é extensivo aos banhistas, que devem evitar o banho de mar no período. Ainda de acordo com o comunicado da Capitania dos Portos, a previsão é a de que as condições climáticas melhorem a partir das primeiras horas da sexta-feira.

Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a ventania em questão pode ser considerada comum para esta época do ano, quando se inicia a primavera. Segundo ele, os ventos, vindos do leste, estão associados a uma variação na pressão atmosférica nas proximidades da costa de Alagoas

“Vale ressaltar que este vento não tem ligação nenhuma com o furacão Irma. Ele também não é, ainda, o conhecido vento Nordeste, que deve aparecer em Alagoas entre os meses de outubro e novembro”, salienta.

 

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com