201708241153_3e9acad2b3

Engenhos de AL abrem as portas para nova modalidade de turismo

Elemento fundamental da história de Alagoas, os engenhos de açúcar, que no passado eram os principais responsáveis pela economia local, hoje se transformaram em um ambiente para um dos segmentos turísticos que mais cresce no mundo: o turismo de experiência. Nesta categoria, o turista é estimulado a vivenciar o cotidiano da comunidade local, aprendendo as atividades desenvolvidas na região, como produção artesanal e gastronomia, por exemplo.

Os seis engenhos que proporcionam essa experiência em Alagoas acabam por diversificar as atrações tradicionais das viagens de férias, inovando com roteiros que proporcionam aos visitantes a degustação de cachaças, rapaduras e outros produtos oriundos da cana de açúcar. É o caso do Engenho Caraçuípe, localizado em Campo Alegre, distante 94 km de Maceió.

No Caraçuípe os turistas são convidados a experimentar a degustação harmonizada com frutas que resulta em cinco sabores de cachaça. No tour pelo local, que dura aproximadamente cinquenta minutos, os visitantes conhecem toda história do engenho e sua relação com Alagoas.

A cachaça produzida no Caraçuípe conquistou a medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas Edição 2015. Utilizando alambiques de cobre e fermentação natural, o processo de produção no engenho é diferenciado, dispensando o uso de aditivos químicos e corantes.

À frente da gestão de marketing do Engenho, Tomaz Ferrare conta que o empreendimento fornece esse atrativo turístico há mais de um ano e que o crescimento tem sido constante. “Estamos com um aumento bem significativo do número de ônibus de outros estados que param no engenho, de grupos de turistas que se formam e fecham um carro para vir, inclusive de alagoanos interessados em conhecer”, explica.

Engenhos de Alagoas proporcionam novas experiências aos turistas

FOTO: Kaio Fragoso

Engenho Gogó da Ema

O Caraçuípe não foi o único engenho com produção reconhecida internacionalmente. A cachaça Gogó da Ema, que é produzida de maneira artesanal na Fazenda Recanto, no município de São Sebastião, localizado no Agreste alagoano, ganhou a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas, em 2013.

A visita ao engenho promove o conhecimento sobre o processo de produção da bebida, ao mesmo tempo em que ressalta a importância da comercialização das cachaças artesanais para o setor comercial e cultural do Estado. Em dezembro de 2014, o engenho também ficou entre os 50 melhores alambiques de cachaça do Brasil.

Engenho Brejo dos Bois

Situado no município de Junqueiro, distante 116 km da capital, o Engenho Brejo dos Bois é uma das principais fábricas de produtos orgânicos extraídos da cana de açúcar. Por lá, é possível encontrar a tradicional cachaça envelhecida, a rapadura, mel de engenho e o açúcar mascavo. Em instalações rústicas, a área do engenho fica próxima aos atrativos naturais que podem complementar a experiência, como trilhas, passeios, riachos e infraestrutura turística.

Seis engenhos de Alagoas já abriram as portas para esse tipo de turismo

FOTO: Kaio Fragoso

 

Engenho das Alagoas

Dos derivados da cana de açúcar, o mais conhecido é a cachaça. Entretanto, no Engenho das Alagoas, localizado em Pindoba, distante 92,7 km da capital Maceió, a rapadura e o mel de engenho, que estiveram quase extintos, são os destaques da comercialização. Na visita ao local, o momento de degustação acontece ao final do trajeto, pelos espaços onde são desenvolvidos os processos de produção.

Engenho São Lourenço

Comandado pelo carismático casal Maurício e Silvia Medeiros, o passeio pelo Engenho e Restaurante São Lourenço conta com um clima familiar singular. Por lá, o diálogo entre o turismo histórico e a gastronomia local favorece a produção de iguarias culinárias que utilizam os produtos da cana em suas receitas. Com estrutura de restaurante montada dentro do próprio engenho, o ambiente original satisfaz o paladar e o desejo dos visitantes de conhecer um pouco mais sobre as características regionais de Alagoas.

gazetaweb.globo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com