WhatsApp-Image-2017-08-01-at-15.34.41-264x300

Convento e Marina Pública de Penedo serão entregues pelo IPHAN essa semana

Nos próximos dias 3 e 4 de Agosto, quinta e sexta respectivamente a Presidente do Iphan Katia Borgéa estará em Penedo, para junto com o Superintendente do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio, o prefeito Marcius Beltrão e o Vice Ronaldo Lopes entrega da reforma do Convento Santa Maria dos Anjos e a primeira Marina Publica do Baixo São Francisco que está localizado no Bairro Santo Antônio, tradicional Barro Vermelho, quando será assinado o termo de entrega para a prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e obras, o projeto da Marina Pública de Penedo foi orçado em R$ 1,6 milhões e contempla também a Oficina Náutica além de: auditório, depósitos, mobiliário, iluminação e condições de acessibilidade. A obra foi dividida em duas etapas, sendo a segunda a construção do píer atracadouro.

Com essa importante obra, Penedo pode explorar diversas vertentes turísticas, como o turismo náutico, de pesca esportiva e o ambiental. Além da Marina Publica, os moradores também vão ganhar uma nova orla totalmente transformada, as obras seguem em ritmo avançado.

Os projetos da Marina Pública, Escola Náutica e Píer Atracadouro, foram elaborados pela Prefeitura de Penedo e aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 das Cidades Históricas.

O governo municipal adquiriu o prédio em ruínas onde funcionava no passado uma fábrica de sabão, localizada no Bairro Santo Antônio, Barro Vermelho. As obras foram executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a fiscalização aconteceu em parceria com o Município.

A entrega da obra ocorrerá as 9h de sexta-feira (4), quando na oportunidade a Presidente do Iphan Katia Borgéa e o Prefeito Marcius Beltrão assinarão um termo de transferência do prédio para a Prefeitura de Penedo.

Convento Santa Maria dos Anjos

O Iphan também entregará na quinta-feira (3), ás 19h, a reforma do convento Santa Maria dos Anjos,  resultado de um ciclo de quase cinco anos de intervenções que contemplou toda a parte das pinturas das paredes, com restauros dos desenhos e preservação de suas características originais, incluindo a igreja que data do ano de 1682. Essa teve seu altar mor desmontado cautelosamente para limpeza de imagens, forros e demais partes que foram restauradas, com o objetivo de manutenção de sua originalidade, durante a primeira etapa da obra.

O convento construído em 1659, possui 358 anos de história, de estilo barroco guarda em seu interior obras de arte de madeira e pedra, sendo aberto ao publico para visitação, além das celebrações religiosas ocorridas durante a semana.

Com a obra, que foi orçada em R$ 10 milhões de reais, o convento franciscano também conta com 14 apartamentos para turistas, sendo único do segmento em Alagoas. A implantação do hotel servirá também para manutenção do local, pela Província Francisca de Santo Antônio do Brasil.

Os apartamentos serão preparados com equipamentos necessários para oferecer conforto aos hospedes, com televisão, frigobar e ar condicionado.

Entrega de obras em Penedo (AL)

Dia 03/08, 19h – Entrega do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos

Dia 04/08, 09h – Entrega da Escola Náutica, Oficina e Marina (PAC Cidades Históricas)

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com