APLACC realiza sexta edição de Concurso Literário

A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC, está realizando a sexta edição do Concurso “Cidade do Penedo de Poesia e Conto”, evento cultural que desde 2007 vem incentivando a produção literária em Penedo e região, alcançando também, nas duas últimas edições, abrangência nacional através da divulgação efetuada no site oficial da Instituição.

Segundo o presidente da APLACC, Moezio de Vasconcellos Costa Santos, o Concurso tem sido umas das mais significativas atividades desenvolvidas pela Academia, possibilitando uma maior interação entre a APLACC e a comunidade penedense. “É um evento que ao longo destas seis edições tem, sem dúvida, dado relevante contribuição à cultura de Penedo e região”, afirmou o presidente da APLACC, Moezio, ressaltando que o Concurso, nesta sua edição de 2017, como nos anos anteriores, conta com as modalidades Poesia (categorias adulto e juvenil) e Conto (só na categoria adulto), estando as inscrições abertas desde o último dia 07 de agosto até o dia 08 de setembro, com a solenidade de entrega da premiação aos vencedores prevista para o dia 27 de outubro. Moezio destacou ainda que esta edição do Concurso será dedicada à memória do acadêmico Wilton Lisboa Lucena, falecido no dia 22 de maio do corrente, um dos grandes responsáveis pela consolidação do Concurso, no qual trabalhou, sempre imbuído da energia e abnegação que lhe eram características, incansavelmente.

Os interessados em participar do certame literário devem acessar o site da APLACC (www.dimasprofessor.wixsite.com/aplacc-com-br), ler o regulamento e entregar ou enviar seus trabalhos para a sede da Academia. Após o término das inscrições, os trabalhos regularmente inscritos serão avaliados por comissões julgadoras formadas a convite da Academia, todas constituídas por personalidades ligadas ao meio literário, devendo os classificados serem oficialmente comunicados até o dia 14 de outubro. O Concurso prevê a premiação dos três primeiros colocados nas duas modalidades e categorias (poesia adulto/juvenil e conto adulto), que receberão troféus e certificados, e certificados de participação (Menção Honrosa) para os classificados até a décima colocação em ambas as modalidades.

Os vencedores, como tradicionalmente tem acontecido em todas as edições do Concurso, serão anunciados em solenidade que deverá acontecer, mais uma vez, no palco do Teatro Sete de Setembro (cuja reabertura está prevista para o mês de setembro), em uma noite festiva onde a cultura penedense é sempre o grande destaque.

Divulgação – APLACC

 

 

REGULAMENTO

DAS INSCRIÇÕES E DA ESCOLHA DOS VENCEDORES:

01 – O CONCURSO CIDADE DO PENEDO DE POESIA E CONTO/2017 constará das seguintes modalidades, categorias e faixas etárias:

I – MODALIDADE POESIA – nas categorias:

a) Juvenil, na faixa etária de 12 (doze) a 17 (dezessete) anos, ou seja, jovens nascidos de 01 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2000 – podendo se inscrever nesta categoria apenas jovens residentes no município de Penedo (inclusive povoados);

b) Adulto, na faixa etária a partir dos 18 (dezoito) anos – podendo se inscrever nesta categoria poetas estreantes ou veteranos, residentes ou não em Penedo.

II – MODALIDADE CONTO – apenas na categoria adulto, na faixa etária a partir dos 18 (dezoito) anos – podendo se inscrever nessa modalidade/categoria contistas estreantes ou veteranos, residentes ou não em Penedo.

Parágrafo único – É vedada a inscrição de sócios fundadores e efetivos da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC.

02 – Os autores poderão se inscrever em mais de uma modalidade do Concurso, devendo ser observadas, no entanto, as seguintes disposições:

I – Os autores que optarem por concorrer simultaneamente nas modalidades POESIA e CONTO, categoria adulto, poderão inscrever apenas 01 (um) trabalho em cada modalidade;

II – Os autores que optarem por concorrer apenas na modalidade POESIA, categorias JUVENIL ou ADULTO, poderão inscrever um máximo de 03 (três) poemas;

III – Os autores que optarem por concorrer apenas na modalidade CONTO, categoria adulto, poderão inscrever apenas 01 (um) conto.

03 – Os trabalhos (poemas ou contos) deverão ser inéditos, não tendo sido publicados em livro, revista, coletânea, jornal ou Internet, podendo abordar qualquer tema e serem apresentados sob qualquer estilo, características estas de livre escolha dos autores, sendo vedada a inscrição de trabalhos com mais de um autor (co-autoria).

04 – Os trabalhos deverão ser entregues na Sede da APLACC ou enviados pelo Correio, digitados ou datilografados, em 03 (três) vias, assinados apenas com o pseudônimo do(a) autor(a), observada a seguinte formatação:

I – Poema – poderá ter até 04 (quatro) laudas em papel tamanho A4, digitado em fonte legível, tamanho 12 ou 14, com espaço 1 ou 1,5 entre as linhas;

II – Conto – deverá ser digitado em uma só face de papel A4, em tipo Time New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, na cor preta, com espaço 1,5 entre as linhas, devendo o trabalho ter no máximo 12 (doze) páginas, com as páginas numeradas, grampeadas, constando o título do conto e pseudônimo do autor na primeira página.

05 – As inscrições estarão abertas de 07 de agosto a 08 de setembro de 2017.

06 – Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, trabalhos entregues após a data de encerramento das inscrições, sendo tomada como referência, no caso dos trabalhos enviados pelo Correio, a data de postagem, ficando sumariamente desclassificados os autores que ultrapassarem o prazo referido acima.

07 – Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados para:

Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC

Concurso “Cidade do Penedo de Poesia e Conto”

Casa de Aposentadoria – 1º Andar

Praça Barão de Penedo, s/nº – Centro Histórico

CEP 57200-000 PENEDO-ALAGOAS

08 – Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados em um envelope grande (Envelope Nº 1), e, dentro deste, um envelope menor (Envelope Nº 2), devendo os envelopes serem preenchidos da seguinte forma:

a) Envelope 1 (grande) – contendo as três vias do(s) poema(s) e/ou conto, assinado(a)s apenas com o pseudônimo do(a) autor(a). Na parte externa deste envelope constará apenas, como DESTINATÁRIO, o endereço da Academia (conforme especificado no Item 09 acima), e, como REMETENTE, apenas o pseudônimo do autor(a);

b) Envelope 2 (menor) – contendo uma folha de papel preenchida com as seguintes especificações: 1. Pseudônimo utilizado; 2. Nome verdadeiro do autor; 3. Título(s) do(s) poema(s) e/ou conto enviado(s); 4. Endereço completo; 5. Número da Carteira de Identidade; 6. Telefone(s) e e-mail para contato; 7. Somente no caso dos inscritos na categoria Poesia, modalidade Juvenil: Xérox da Carteira de Identidade (frente e verso) para comprovação da idade e nome da escola em que estuda. Na parte externa deste envelope, deverá constar o PSEUDÔNIMO UTILIZADO, A MODALIDADE E A CATEGORIA na qual o autor(a) está concorrendo.

Parágrafo único – O envelope Nº 2 deverá ser lacrado e enviado dentro do envelope Nº 1, juntamente com o(s) texto(s) inscrito(s).

09 – Os autores que optarem por concorrer nas modalidades POESIA e CONTO simultaneamente, conforme Item 3-I deste Regulamento, deverão enviar os trabalhos em envelopes separados, um para cada modalidade.

10 – Os autores que efetuarem suas inscrições entregando seus trabalhos diretamente na Sede da APLACC, receberão Comprovante de Inscrição, devidamente assinado pela pessoa responsável pelo recebimento do material.

11 – Comissões compostas de 03 (três) integrantes, todos ligados à área literária, escolherão os vencedores do Concurso, indicando 1º, 2º e 3º colocados nas modalidades Poesia (categorias Juvenil e Adulto) e Conto, além de mais 10 (dez) trabalhos premiados com “Menção Honrosa”.

12 – A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC (através da Comissão Organizadora do Concurso), terá prazo até o dia 14 de outubro de 2017 para entrar em contato com os autores vencedores e premiados com “Menção Honrosa”, comunicando através de e-mail, telefone ou telegrama sua classificação no certame, sendo a Solenidade de Entrega de Premiação aos vencedores realizada no dia 27 de outubro de 2017, às 19h30, no palco do Teatro Sete de Setembro.

DAS PREMIAÇÕES:

13 – Os vencedores do concurso receberão a seguinte premiação:

I – Modalidade Poesia, categoria Juvenil:

1º LUGAR – Troféu Carlos Drummond de Andrade (e Certificado de Participação).

2º LUGAR – Troféu Cecília Meireles (e Certificado de Participação).

3º LUGAR – Troféu Jorge de Lima (e Certificado de Participação).

Além de Diploma de “Menção Honrosa”/Certificado de Participação da 4ª a 10ª Colocação;

II – Modalidade Poesia, categoria Adulto:

1º LUGAR – Troféu Sabino Romariz (e Certificado de Participação).

2º LUGAR – Troféu Maurício Gomes (e Certificado de Participação).

3º LUGAR – Troféu Machado de Lemos (e Certificado de Participação).

Além de Diploma de “Menção Honrosa”/Certificado de Participação da 4ª a 10ª Colocação;

III – Modalidade Conto:

1º LUGAR – Troféu Helson Batinga (e Certificado de Participação).

2º LUGAR – Troféu Hildo Machado (e Certificado de Participação).

3º LUGAR – Troféu Antônio Osmar Gomes (e Certificado de Participação).

Além de Diploma de “Menção Honrosa”/Certificado de Participação da 4ª a 10ª Colocação.

14 – Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do Concurso.

15 – Ao se inscrever no CONCURSO CIDADE DO PENEDO DE POESIA E CONTO/2017, o(a) candidato(a) estará automaticamente concordando com todos os termos deste Regulamento.

Penedo, 07 de agosto de 2017

Moezio de Vasconcelos Costa Santos

PRESIDENTE

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com