DSC_0162-1-630x420

SAAE de Penedo leva alunos da rede municipal para trilha ecológica

Nesta quarta-feira, 07 de junho, aconteceu o terceiro dia de atividades da ‘Semana do Meio Ambiente’, promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo – SAAE, em parceria com diversas instituições .

Alunos do 2º ao 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta, localizada no bairro Senhor do Bonfim, junto com estudantes do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, foram beneficiados ao participarem ativamente da trilha ecológica na APA da Marituba e também realizando plantio de diversas mudas nativas.

Uma pequena palestra na Base Descentralizada do IMA – APA da Marituba foi ministrada pelo técnico Elton Ramos, que explicou algumas características da região, além de tocar no assunto corriqueiro entre os ambientalistas, o desmatamento.

Após reunião, os alunos foram em campo e conheceram uma ‘Casa de Farinha’ artesanal, localizada no Povoado Capela. Os jovens viram de perto como é feito todo o processo do alimento que é consumido em abundância pelos moradores da região e consequentemente no Nordeste do Brasil. Em seguida, os estudantes adentraram mata a dentro onde presenciaram algumas espécies vegetais encontradas na APA da Marituba e também conheceram a várzea, local este que atualmente encontra-se totalmente tomado pela água devido às fortes chuvas que atingiu o estado alagoano recentemente. Eles também se depararam com uma área alvo de queimada por madeireiros que exploram o produto de forma ilegal e presenciaram o contraste na natureza.

Depois que retornaram à base, os jovens partiram para a etapa de plantio de mudas nativas na região da APA da Marituba. Eles tiveram uma aula curta de como proceder para realizar a plantação e também a importância destas árvores no meio ambiente.

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com