Alagoas recebe 25 toneladas de donativos do Estado de Goiás

Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Trapiche da Barra, a doação de 25 toneladas de alimentos. Os donativos foram arrecadados pelo Governo do Estado de Goiás e serão distribuídos, em parceria com a Cruz Vermelha, às pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas.

 

“Quero agradecer o ato solidário do povo goiano, que se solidarizou com as vítimas das chuvas em Alagoas, demonstrando o verdadeiro sentimento de unidade nacional”, afirmou o governador, que gravou um vídeo de agradecimento à população de Goiás e ao governador daquele Estado, Marconi Perillo.

 

O coordenador da Defesa Civil de Goiás, tenente-coronel Leonardo Afonseca, fez à entrega simbólica dos mantimentos ao governador Renan Filho. Ele informou que a campanha “Goiás Solidário” foi instituída a pedido do governador Marconi Perillo, ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CB), Carlos Helbingen, e transcorreu entre os dias 30 de maio e 12 de junho.

 

“Essa é uma doação de muitas mãos. Nossa meta era arrecadar 50 toneladas e para nossa grata surpresa foram arrecadadas 132. Vinte e cinco toneladas foram destinadas a Alagoas e o restante a Pernambuco, que teve um número maior de pessoas afetadas, mais de 40 mil”, explicou Afonseca.

 

 

O comandante-geral do CB de Alagoas, coronel Adriano Amaral, explicou que os donativos serão repassados à Cruz Vermelha, que fará a distribuição, em parceria com a Defesa Civil, aos 27 municípios com situação de emergência decretada pelo Governo do Estado.

 

“Faremos a entrega a partir da próxima terça-feira às 998 pessoas que ficaram desabrigadas pelas chuvas em Alagoas”, detalhou o coordenador estadual da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Melo, presente à solenidade, que contou ainda com a participação da secretária executiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Morgana Tavares, e do secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Aires.

 

Investimentos

 

Ao fim da solenidade, o governador inspecionou as obras de reforma do quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros. Ele lembrou que só este ano o Estado fará investimentos da ordem de R $ 90 milhões em novas estruturas físicas da Segurança Pública, a exemplo da construção de batalhões, delegacias e de Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp). Ele falou ainda que até o final deste mês espera lançar o edital para realização do concurso público para a PM e o Corpo de Bombeiros.

 

“Está tudo pronto. Estamos aguardando apenas a alteração de uma lei estadual de concursos pela Assembleia Legislativa. Porque, por exemplo, essa lei estadual diz que as provas dos concursos têm que ser feitas em salas climatizadas. A lei é até meritória se tivéssemos salas suficientes no Estado com refrigeradores de ar em quantidade suficiente”, informou o governador.

 

 

“Aprova-se uma lei dessa maneira e ela torna-se inexequível, porque nós vamos ter nesse concurso mais de 60 mil inscritos. Teríamos que reunir todas as salas climatizadas de Alagoas, de Pernambuco, de Sergipe e da Paraíba para poder fazer um concurso público. Isso não tem razoabilidade. Esse é apenas um item. Outros estão sendo alterados para garantir celeridade, segurança jurídica, transparência e um concurso ágil, que permita selecionar mais militares para no próximo ano já estarem trabalhando nas ruas”, completou Renan Filho.

agenciaalagoas.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com