PM210617

AL precisa de 12 mil PMs para atender a demanda

O baixo efetivo das polícias foi um dos problemas citados, ontem, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas. Atualmente a Polícia Militar dispõe de 7.327 na ativa, número aquém do necessário para oferecer mais segurança aos alagoanos. A previsão do próprio comando da PM é de que seriam necessários 12 mil homens e mulheres nesse tipo de atividade. Se nas ruas faltam militares, nas delegacias faltam delegados. Para dar andamento às investigações eram necessários 206, hoje são 121 e, desses, 55 podem se aposentar a qualquer momento.

“Temos algumas iniciativas importantes como a força-tarefa de segurança, quando o governo do Estado remunera o policial militar no seu dia de folga. Isso aumenta o número de policiais nas ruas. A gente sabe da dificuldade em relação a contratação. O governador já acenou para concurso para mil homens. Hoje o orçamentário nosso está em 12 mil homens, mas te digo que a polícia nunca chegou nem a 10 mil. Desde 1991 quando eu entrei na polícia o efetivo é esse aí de 7 mil”, declara coronel PM Marcos Sampaio, comandante-geral da PM.

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol), Robervaldo Davino, contou à imprensa que a falta de estrutura nas delegacias não é o principal problema para os delegados de Alagoas. “Falta estrutura sim, mas hoje o principal problema é a questão do efetivo. Hoje não tem 40% do efetivo previsto no que diz respeito a Polícia Civil e delegados de polícia nós não temos os 30% do que deveria existir e boa parte desses 30% está prestes a se aposentar. Vai ser um caos nesse estado”, diz.

O delegado alega que a violência no país deve ser combatida, principalmente, com o investimento em várias áreas. “Em primeiro lugar melhorar a educação, em segundo a política social do governo ser melhorada. E em último estágio é a Segurança Pública que ela trabalha com a escória da sociedade. Ninguém dá resultado e sobra para a gente fazer as prisões e mandar para os presídios”, acrescentou Robervaldo Davino.

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com