cats502

Sampaio AM sai do ar e Alagoas perde o prefixo da Rádio pioneiro no interior

A emissora mais antiga no ar de Alagoas, a Rádio Sampaio AM, encerra suas atividades nesta quarta-feira, 31 de maio.

O inusitado é que daqui a dois dias, completa um ano de falecimento do empresário e fundador da Rádio, Gileno Sampaio, que fundou o meio de comunicação, juntamente com o seu pai, Juca Sampaio, também já falecido.

Em breve um novo prefixo na faixa de FM estará no ar. Encerra-se assim a história da mais importante emissora da cidade de Palmeira dos Índios nas últimas cinco décadas. Foram 52 anos e 5 meses exatos, levando o nome da região, principalmente da cidade de Palmeira dos Índios.

A notícia divulgada pelo radialista esportivo Antonio Oliveira, pegou todos de surpresa. Oliveira que teve seu primeiro registro profissional em 01 de junho de 1982, sendo assim amanhã, completo 35 anos de Empresa.

No momento a rádio era dirigida pelo empresário Gileninho Sampaio. A frequência da rádio 870 KHz foi inaugurada como Rádio Educadora Sampaio, depois cresceu e foi criada a TV Alagoas, do Grupo Sampaio que acaba há exatamente um ano sendo vendido para o grupo cearense Hap Vida.

Por lá passaram bons profissionais como os narradores esportivo: Arivaldo Maia, Aloisio Alves e Antonio Oliveira, o mais antigo. A rádio também teve como âncora de destaque o radialista Josmário Silva -falecido-, assim como também Isve Cavalcante – o locutor oficial da campanha do Collor a presidente – e ultimamente Edivaldo Silva.

Ainda no jornalismo por lá passaram: o escritor e ex-promotor público Ivan Barros, advogado, jornalista e escritor Pedro Oliveira, Antonio Martins, Waldemar Correia e jornalista José Osmando de Araujo, que foi secretário de comunicação do governo Suruagy e Guilherme Palmeira.

O âncora do programa jornalístico,  Edivaldo Silva adiantou ao blog do Bernardino que dentro de quatro meses o prefixo da Sampaio volta ao ar, migrada para FM e totalmente modificada.

Rádio Sampaio

A mais antiga de Palmeira dos Índios completou em 2014 cinqüenta anos de existência.  Tudo começou com Gileno Costa Sampaio, que investiu nesse segmento e inaugurou a primeira Emissora de Rádio na Princesa do Sertao no dia 31 de dezembro de 1964 (Rádio Educadora Sampaio), que depois passou a se chamar Rádio Sampaio “AM – 870″. Logo após realizar esse sonho, ele continuou investindo no setor de Radiodifusão e daí surgiu a 92,5 (Rádio Sampaio FM), que foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1988, sendo a primeira FM da cidade.  A rádio revelou grandes nomes do radialismo alagoano, tendo como exemplo Aloísio Alves, Josmário Silva, Arivaldo Maia, Antonio Oliveira e Isves Cavalcante.

“Essa idéia partiu porque Palmeira não tinha emissora; com ajuda de meu pai Juca Sampaio, e graças ao meu irmão Geraldo Sampaio, então deputado federal, conseguimos a concessão. Palmeira dos Índios teve sua emissora de rádio antes da cidade de Arapiraca, que só implantou uma emissora após doze anos de existência da rádio palmeirense. Da emissora surgiram muitos talentos. E hoje, garantimos a comunicação na nossa região, onde muitos palmeirenses participaram dessa construção” explica à época, o empresário Gileno Costa Sampaio.

Nos dias atuais, a Rádio Sampaio é gerida pelo empresário Gileno Costa Sampaio Filho, primogênito e único herdeiro do sistema de comunicação palmeirense.

Migração

A migração das rádios AM para FM foi deflagrada por meio de um decreto assinado, em 2013, pela ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com o governo federal, 1.386 das 1.781 estações AM existentes no país já aderiram à migração, equivalente a 77% das emissoras que atuam nesta frequência.

Agora, as emissoras que assinaram o termo devem apresentar um projeto técnico de instalação das novas frequências e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma permissão de uso. Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares.

 

Fonte: Estadão Alagoas

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com