d7c37b7e044d133fa69b62b8cded7f57_L

Campanha de vacinação contra a influenza termina na sexta-feira (26)

Texto de João Victor Barroso

A Campanha de Vacinação contra a Influenza será encerrada na próxima sexta-feira (26), mas, até o início da tarde desta segunda-feira (22), apenas 56% do público, que corresponde a 648.688 pessoas, havia procurado os postos para se imunizar.

 

Uma situação preocupante, segundo Claudeane Nascimento, assessora técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Alagoas, uma vez que ainda faltam se vacinar 36% do alvo para alcançar a meta mínima de 90%. E, como se não bastasse, o número de casos suspeitos da Influenza já chega a 37, só este ano.

 

 

Até o final desta semana, crianças entre seis meses a menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, população privada de liberdade, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas devem ser imunizados. Isso porque  a Influenza pode levar a óbito ou causar incapacitações, principalmente no público-alvo especificado pelo Ministério da Saúde (MS).

 

“A população deve procurar os postos de saúde que estão abastecidos com as doses da vacina. É necessário se vacinar, porque os vírus estão circulando e, nesse período de chuvas, a gripe se torna mais suscetível para a disseminação, devido ao aglomerado de pessoas em locais fechados”, afirmou Claudeane Nascimento, ao acrescentar que a imunização irá assegurar a redução do número de internações e óbitos decorrentes de complicações pela Influenza.

 

“As únicas contraindicações para a aplicação da vacina contra a Influenza ocorrem quando a pessoa for alérgica a proteína do ovo ou quando estiver com algum sintoma de gripe, a exemplo da febre, tosse, dor e cabeça, muscular, nas articulações e na garganta. Neste segundo caso, o aconselhável é que procurem os postos de vacinação somente quando estiverem se sentindo melhor para serem imunizados contra os outros vírus”, salientou Claudeane Nascimento.

 

Para evitar a transmissão dos vírus da gripe, a população deve tomar alguns cuidados, como cobrir nariz e boca quando tossir e espirrar. Também é importante lavar as mãos várias vezes ao dia, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar os ambientes fechados e com aglomerações.

agenciaalagoas.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com