thumbnail_Peixamento integrou programação do Dia Mundial da Água em Penedo - AL

Retorno do pirá às águas do Baixo São Francisco encerra celebração do Dia Mundial da Água no Baixo São Francisco alagoano

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água, 22 de março, as águas do rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe, receberam novamente o Pirá, peixe símbolo da bacia. Há muitos anos a espécie não é vista na região do Baixo São Francisco. O peixamento realizado pela Codevasf inseriu cerca de 200 mil peixes de espécies nativas no rio, inclusive o pirá, encerrando a programação do Dia Mundial da Água em Penedo (AL). A análise da qualidade da água do rio, um passeio educativo de barco e orientações à população também foram algumas das atividades que encerraram a programação. As atividades foram realizadas no Porto das Balsas de Penedo e contou com a participação de dezenas de jovens ribeirinhos que desejavam contribuir para a conscientização sobre o uso racional da água.
Depois do peixamento, foi realizada uma coleta de água para monitoramento da qualidade da água do rio São Francisco, ação que integra o projeto Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica. A programação de celebração do Dia Mundial da Água foi finalizada em Penedo com um passeio educativo de barco pelo rio São Francisco com estudantes da região. Na quinta-feira (23), também foram realizadas visitas a duas nascentes localizadas na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, em Penedo.
Ouça depoimentos de participantes do evento:
https://soundcloud.com/codevasf/sets/codevasf-realiza-primeiro-peixamento-no-velho-chico-em-alagoas-com-a-especie-pira
Bruno Santos 
Jornalista Mte 759/AL

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com