Primeiro dia de celebrações do Dia Mundial da Água em Penedo -AL

Repovoamento do São Francisco com peixe símbolo é ponto alto da Codevasf para Dia Mundial da Água em Alagoas

O primeiro peixamento do Velho Chico em Alagoas com a espécie Pirá – peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco -, nesta sexta-feira (24), será o ponto alto da programação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para marcar, no estado, a passagem do Dia Mundial da Água.

A ação de repovoamento do São Francisco será realizada às 8h, no Porto das Balsas em Penedo, localizado no centro histórico da cidade ribeirinha. O peixamento será seguido por atividades do Projeto “Observando os Rios” da Ufal, que também ocorrerá na orla do rio São Francisco em Penedo. Ainda na sexta-feira, às 10h, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) fará um passeio educativo pelo rio São Francisco no barco-escola do órgão ambiental com estudantes da região. As atividades serão encerradas com a distribuição de mudas de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco e bate papo com a população para orientá-los sobre o uso racional e sustentável da água.

Por ser uma espécie que realiza a reprodução no período da piracema, o pirá necessita realizar grandes migrações como estímulo natural à ovulação. Porém, devido aos barramentos ao longo do rio São Francisco, essas migrações não são mais realizadas. Isso fez com que a espécie não seja mais encontrada na região do Baixo São Francisco.

Como estratégia de reintrodução do pirá no Baixo São Francisco e de aumento do estoque pesqueiro em outras regiões da bacia, técnicos do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias e de Itiúba realizaram, em dezembro de 2015, a captura de exemplares da espécie no rio Paracatu, um afluente do “Velho Chico”, no Alto São Francisco, na região de Três Marias (MG). Os exemplares capturados foram levados para o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, e, após, reprodução artificial e produção de alevinos, os peixes serão utilizados para repovoamento da região do Baixo São Francisco.

Uso racional da água

Na quarta-feira (22) os debates em torno do papel de cada cidadão no uso racional da água e a implantação de sistemas de esgotamento sanitário como forma de manutenção de cursos hídricos abriram as celebrações pelo Dia Mundial da Água em Penedo. A programação objetiva promover a reflexão sobre o uso racional da água.

Os debates tiveram início com a exposição do diretor interino do Sistema Autônomo de Abastecimento e Esgoto (SAAE Penedo), Francisco Guerra, que abordou a preservação da água como uma lição que deve ter início na residência de cada cidadão. Durante sua exposição, ele repassou orientações sobre o uso racional da água no ambiente doméstico. “Uma das ações que podemos realizar é lavar o carro com apenas um balde, o que limita o consumo de água. Para se ter uma ideia, somente nessa lavagem se gasta, em 30 minutos, cerca de 560 litros de água, o suficiente para o consumo diário de uma família de cinco pessoas”, revelou.

A segunda palestra foi realizada pela professora Aline Alves, do Campus Penedo do Ifal, que discutiu com o público presente o uso do sistema de esgotamento sanitário (SES) como ferramenta para a manutenção dos cursos hídricos, na qual apresentou, por exemplo, a composição, funcionamento e benefícios para saúde coletiva dos SES. “Nós fazemos um questionamento: por que tratar o esgoto? Temos muitos benefícios, entre eles, evitar a poluição do solo e dos mananciais de abastecimento de água, evitar doenças relacionadas à rota fecal-oral e fecal-cutânea, pois investir em saneamento é investir em saúde pública também na preservação dos ecossistemas”, afirmou.

As palestras de abertura foram realizadas no auditório do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e mobilizaram dezenas de estudantes da região do Baixo São Francisco alagoano. Um deles foi o estudante do curso de Técnico em Meio Ambiente do Ifal, Pedro Ataíde, 18 anos. “O tema da água tem uma discussão mundial pela sua importância. Nós, como futuros técnicos em Meio Ambiente, teremos a missão de trabalhar esse problema da escassez e má utilização da água. Assim, um evento como esse proporciona um momento de consciência ambiental e de conhecimento”, disse o futuro Técnico em Meio Ambiente.

O estudante observou que todos devem realizar ações para preservação da água. “Temos a missão também de fazer ações para o uso adequado da água dentro de nossa casa. Por exemplo, no banho, há um hábito cultural dos brasileiros em geral de deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa. Esse é um hábito inadequado, pois se está desperdiçando água. Também é importante pensarmos em soluções alternativas para a economia de água, pois utilizamos água potável para fins em que se poderia usar a água reutilizada. Existem sistemas hoje que utilizam a água da lavanderia para injetar diretamente na descarga sanitária”, defendeu o estudante, tratando do tema deste ano do Dia Mundial da Água, que é “Águas Residuais”.

A Codevasf investe em infraestrutura para melhoria na qualidade e no acesso à água, conforme destacou o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, engenheiro civil Ricardo André Pereira. “A Codevasf tem tido um papel fundamental no estado de Alagoas, no sentido de implantação de obras estruturantes, como sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, que atuam para evitar a poluição do rio São Francisco e seus afluentes. Então, hoje é um dia de conscientização para que possamos divulgar para a sociedade a importância desse debate e de ações concretas”, declarou.

São parceiros da Codevasf nas atividades de celebração do Dia Mundial da Água o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Prefeitura Municipal de Penedo, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Penedo (SAAE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Alagoas e Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHRSF).

Bruno Santos
Jornalista Mte 759/AL

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com