thumbnail_Solenidade foi realizada no auditório da Codevasf em Penedo (AL)

Codevasf fortalece agricultores familiares em Alagoas

Mais de 400 famílias de comunidades rurais do Baixo São Francisco alagoano receberam, nesta sexta-feira (17), equipamentos a fim de fortalecer a agricultura familiar na região. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou, no auditório da 5ª Superintendência Regional, em Penedo (AL), patrulhas mecanizadas e kits de apicultura a agricultores familiares.
Os investimentos nesses equipamentos e materiais são de R$ 490 mil e visam estruturar atividades produtivas relacionadas à apicultura e às vocações regionais. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emenda parlamentar, e de destaque orçamentário do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
Em Penedo, 350 famílias da Associação de Pequenos Agricultores e Moradores da Aldeia Konrad (Aspeamak) e da Associação Quilombola de Tabuleiro dos Negros (Aquitan) serão beneficiadas com duas patrulhas mecanizadas, cada uma composta por um trator agrícola, uma grade aradora, uma grade niveladora e uma ensiladeira de forragem. Os equipamentos serão usados, principalmente, no cultivo de mandioca, feijão, frutas e cana-de-açúcar.
“Hoje a gente só tem a agradecer a Codevasf pela parceria, por estar nos entregando equipamentos agrícolas que vão ajudar o homem do campo na produção. Nossa comunidade, praticamente, sobrevive da agricultura familiar”, afirmou o presidente da Associação Quilombola de Tabuleiro dos Negros, Claudiano Castro. “A gente nota a importância do fortalecimento para as nossas comunidades”, apontou.
“Os equipamentos vão beneficiar muitas famílias. Esses pequenos agricultores são esforçados, trabalhadores que não perdem tempo nas suas roças”, destacou a presidente da associação do povoado Konrad, Eliege dos Santos.
Produção de mel
Outros 63 agricultores familiares dos municípios de Igreja Nova, Major Isidoro e Traipu – os dois últimos em região de semiárido – receberam kits de apicultura do tipo 1, cada um composto por: dez colmeias completas, dez suportes metálicos para colmeia, dois equipamentos de proteção individual (dois macacões apícolas, dois pares de botas em PVC e dois pares de luvas de couro tipo vaqueta), dez quilos de cera alveolada, uma carretilha manual, um formão apícola e um fumigador apícola.
“A gente está confiante. Onde a gente mora não tem muito com o que trabalhar, então vai ser bom. A gente está na expectativa de que vai dar tudo certo”, disse a agricultora familiar Maria José Pereira da Silva, que mora com o marido e dois filhos em Sítio Muquém, em Major Isidoro. Ela é uma das beneficiadas com a entrega dos kits de apicultura.
A chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, Carla Pinheiro, explica que desde 2011 o governo federal investe no fomento da apicultura como alternativa para geração de emprego e renda. “A região do sertão, desse semiárido, é muito fecunda para a apicultura. Tem um potencial produtivo para essa atividade”, destaca. “E a apicultura pode ser consorciada com outras atividades regionais. O agricultor não precisa deixar de fazer o que já fazia antes, ele vai acrescentar, um aumento de renda para a população”, completa.
Pavimentação de vias
Na mesma solenidade, também foram assinadas as ordens de serviço para pavimentação em paralelepípedo de aproximadamente 17,8 mil metros quadrados de vias nos municípios de Pariconha, São Sebastião, Piaçabuçu e Junqueiro. Para essa ação, a Codevasf vai investir cerca de R$ 1,7 milhão, recurso do Orçamento Geral da União destinado a Codevasf por emenda parlamentar.
A ação vai melhorar a qualidade de vida de mais de 90 mil pessoas, que passarão a contar com melhor infraestrutura para deslocamento e para escoar a produção familiar agrícola e agroindustrial. A previsão é que todas as obras estejam concluídas em sete meses.
Em Pariconha, sertão de Alagoas, a ação vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas que vivem e trafegam na sede municipal e nos povoados Marcação e Ouricuri. Já em São Sebastião mais de 32 mil pessoas terão sua mobilidade facilitada com as intervenções. Em Piaçabuçu, a pavimentação dos acessos vai melhorar a qualidade de vida a mais de 25 mil pessoas na sede municipal. Em Junqueiro, serão quase 24 mil beneficiários da ação.
“Nos próximos dias, novas ordens de serviços serão assinadas para pavimentação nos municípios de Senador Rui Palmeira, Arapiraca, Major Isidoro, Porto Real do Colégio e Penedo. As ações da Codevasf continuam. Queremos cada vez mais surpreender a expectativa da sociedade alagoana”, declarou o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado, que representou a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, no evento.
Também participaram da solenidade o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, o senador Benedito de Lira, além de vereadores, prefeitos e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Funasa, do Incra, da Conab e de associações e cooperativas de agricultores familiares.

Fotografia:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157678858261020

Ouça no Soundcloud depoimentos citados na matéria:

https://soundcloud.com/codevasf/sets/codevasf-disponibiliza-patrulhas-mecanizadas-e-kits-de-apicultura-para-400-familias-rurais-alagoanas

Bruno Santos – Jornalista Mte 759/AL
Mais informações: www.codevasf.gov.br

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com