2016021514555343871672884nbcfiresdonaldtrumpafterhecallsmexicansrapistsanddrugrunners-350x262

Trump e Putin conversam sobre ações de Rússia e EUA contra Estado Islâmico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reservou o sábado (28) para conversar por telefone com cinco líderes mundiais, com destaque para o chefe de estado russo, Vladimir Putin, e a premiê alemã, Angela Merkel. Trump falou com o premiê japonês, Shinzo Abe.

Putin

Putin e Trump conversaram sobre ações coordenadas entre os dois países contra o Estado Islâmico na Síria. Eles também discutiram o programa nuclear iraniano, segundo a Reuters. Nesta sexta-feira (27), Trump manifestou seu desejo de trabalhar com Moscou, mas reconheceu que ainda é “muito cedo” para discutir a remoção das sanções que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, impôs ao país, segundo a CNN.

A conversa deste sábado foi considerada um primeiro passo para a reaproximação entre o Kremlin e a Casa Branca. A Rússia tem a expectativa de ver as sanções suspensas, mas governo americano procura não alimentar essas esperanças.

As últimas sanções contra a Rússia foram anunciadas por Barack Obama em dezembro por “sabotagem a processos e instituições eleitorais”. Entre as medidas, estava a expulsão de 35 agentes de inteligência russos em Washington e San Francisco e o fechamento de dois complexos dos serviços de inteligência da Rússia em Nova York e Maryland.

Angela Merkel

A conversa com Angela Merkel, que durou 45 minutos, “não foi a mais fácil do dia”, de acordo com a CNN. Em entrevista dada este mês ao britânico “The Times” e ao alemão “Bild”, Trump criticou a política de acolhida de refugiados do governo alemão.

Shinzo Abe

Mais cedo, Trump assegurou ao premiê japonês, Shinzo Abe, considerado um aliado chave na Ásia, que tem um “compromisso” dos Estados Unidos com a segurança japonesa. Trump e Abe também decidiram que “consultarão e cooperarão perante a ameaça representada pela Coreia do Norte”, ressaltou a nota oficial da Casa Branca, citada pela agência Efe.

Durante a conversa, Trump convidou Abe para uma visita aos EUA, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro.

Hollande

Mais tarde, ele ainda falará com o presidente francês, François Hollande, e com o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull. As conversas de Trump com Abe e Turnbull acontecem dias depois de ele ter assinado uma ordem executiva para retirar os EUA da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês). Tanto Abe como Turnbull tinham apoiado a TPP, segundo a CNN.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com