Theatro Casa São Francisco precisa ser vista com bons olhos pelo IPHAN

“Quando os fatos inusitados acontecem fica difícil de separá-lo da verdade.”Não se dá pra entender até  agora como  uma casa de espetáculo, o primeiro Theatro surgido propriamente dito em Penedo  em 1884 com 123  anos de existência a Casa  São Francisco não teve a atenção dos que fazem a cultura nessa cidade. Não se deu pra entender até agora como esse tradicional espaço cultural  sempre ficou a mercê dos que fazem o IPHAN! Com tantos prédios públicos sendo recuperados  nessa cidade até prédios considerados muito mais novos foram beneficiados. Porque, será?

O Theatro Casa São Francisco, que foi instalado ao lado da Ordem Terceira Franciscana sempre levou o que melhor existia na nossa cultura para os penedenses. Espetáculos dos mais variados foram exibidos naquela casa, só deixando de exibir quando surgiu o Theatro Sete de Setembro no mesmo ano ou seja 1884. Grandes artistas penedenses, mostraram seus talentos naquele que consideramos na verdade o primeiro Theatro da cidade. Artistas do quilate de Cesário Procópio dos Mártires, Leônidas Souza( Lula) Hortêncio  Porto entre outros.

Acreditamos, que está na hora de se da atenção a Casa São Francisco no sentido de melhorar às suas instalações internas e principalmente a sua fachada. Tem que se preservar esse patrimônio público. Tantas reformas já foram feitas no Convento Santa Maria dos Anjos, porque não se estende até mesmo com o mesmo recursos até a Casa São Francisco?A Ordem Terceira Franciscana sempre não foi instalada lá?  É PAC “A” É PAC “B” e não se dá atenção aquela tradicional  casa de cultura! No Cine Penedo, começaram  às obras ainda na primeira fase do PAC até agora está lá tudo parado há anos!

Geraldo José

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com