mariapatricia-350x192

Entrega de bicicletas personalizadas a catadoras alagoanas é destaque em Programa Global

A exposição fotográfica de catadoras de lixos alagoanas e a entrega de bicicletas adaptadas para coleta de resíduos sólidos em Maceió foram alguns dos destaques, desta quarta-feira, 11, do Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão. No estúdio, a catadora alagoana, Maria Patrícia, participou ao vivo do programa, contou sua história e falou sobre seus planos para o futuro.

“Me senti muito gente neste dia que foi mostrada a exposição. É muito ruim ser tratada como lixo. A gente vive do lixo, mas não somos lixo. Hoje em dia, você tem que ter orgulho do que faz porque ser catador é uma profissão como outra qualquer e acho que ainda é mais importante do que você estudar tanto e ficar parado, sem trabalho. Mas eu não quero ficar assim, a vida toda, só catando lixo. Quero fazer uma faculdade de gestão ambiental e me tornar engenheira para ajudar minhas companheiras”, contou Maria Patrícia.

Sobre a sua filha seguir os passos da mãe como catadora de resíduos sólidos, Maria Patrícia foi incisiva em afirmar que apoia embora ache que todo pai deseja um futuro melhor para seus filhos. “Os pais querem que os filhos tenham um futuro melhor, mas ela gosta do que faz e de estar perto de mim. Ela terminou o ensino médio, resolveu trabalhar comigo e faz com orgulho”, disse a catadora.

Reproduçãocatadora

Maria Patrícia também contou que as catadoras são vistas com outros olhos pela população depois que começaram a sair às ruas uniformizadas. “Quando não usamos uniforme a população não trata a gente como a gente merece. A partir do momento que usamos o uniforme, ganhamos identidade e dignidade” concluiu Maria Patrícia.

A ação fez parte do projeto Relix, que tem por objetivo ressignificar transformando o conceito de lixo por meio da arte, relíquias. O projeto foi realizado no domingo, 08, na Praça Multieventos, na Pajuçara, com espetáculos, exposições fotográficas e a entrega de 30 bicicletas personalizadas a catadores de lixo de Maceió.

alagoas24horas

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com