16142804_700959996744038_3359425158852677470_n

Clínica Síntese mostra evolução implantando em Penedo o sistema de tomografia

A clínica de maior referência na região em termos de diagnóstico a Síntese, para melhor atender  seus pacientes resolveu revolucionar no campo da saúde e do diagnóstico, dispondo agora dos serviços de tomografia computadorizada  com um serviço mais preciso e rápido, um sistema avançado e atualizado nessa área . Esse aparelho serve como ajuda no diagnóstico de doenças do cérebro, abdomen, coluna, tórax entre outras regiões que não podem ser vista no exame  do consultório ou não pode ser completamente avaliada por outras técnicas empregadas pelos médicos.  Mais detalhes e informações a seguir a cerca dessa novidade que a  Síntese está oferecendo a população penedense e ribeirinha .

Tomografia Computadorizada

As informações contidas nesta página são orientações gerais. Elas nunca devem substituir as especificações feitas pelo médico para o seu caso.

1. Para que serve a Tomografia Computadorizada, na prática?

Ajuda no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna, entre outras regiões que não podem ser vistas no exame do consultório ou não podem ser completamente avaliadas por outras técnicas empregadas pelos médicos. O surgimento da Tomografia Computadorizada, na década de 1970, significou uma verdadeira revolução no campo do diagnóstico, tornando-o muito mais preciso e rápido.

2. O que é preciso na hora de marcar o exame?

Na hora em que o exame for marcado, o paciente será informado se há necessidade de alguma preparação especial. O jejum, por exemplo, pode ser necessário no caso de ser administrada uma substância que se chama de contraste e que ajuda a visualizar a região que será examinada. Todas as dúvidas devem ser resolvidas no momento em que o exame é marcado para que não haja problemas em sua execução. No momento do exame o paciente deve tentar se manter o mais tranqüilo possível e prestar atenção às orientações do profissional que estiver realizando a tomografia.

3. O que o paciente deve informar ao médico na hora do exame?

Há algumas informações que podem ajudar tanto na precisão dos resultados quanto na própria segurança do paciente. Não se deve deixar de informar sobre alergia a alguma substância ou doenças do rim e diabete, entre outras doenças. Normalmente, pede-se também para que seja informado se o paciente comeu ou bebeu antes do exame.Há algumas informações que podem ajudar tanto na precisão dos resultados quanto na própria segurança do paciente. Não se deve deixar de informar sobre alergia a alguma substância ou doenças do rim e diabete, entre outras doenças. Normalmente, pede-se também para que seja informado se o paciente comeu ou bebeu antes do exame.

4. E se a pessoa estiver muito apreensiva na hora do exame?

Os especialistas dão a seguinte dica: pensar que está sendo submetido a um dos exames considerados mais completos nesta área de diagnóstico por imagem. Devem-se esquecer medos, como os riscos de radiação, já que a quantidade é considerada mínima neste exame. Não há possibilidade de dor ou sufocação, pois o exame não dói e o equipamento não é fechado.

5. O que acontece na hora do exame?

O paciente costuma ser orientado a vestir aventais da própria clínica. Alguns exames podem exigir uma injeção de contraste para melhor visualizar a parte de seu corpo que está sendo objeto de estudo. Um especialista irá previamente informá-lo da necessidade ou não dessa injeção. Em seguida, deitada no aparelho, a pessoa vai deslizar para uma região onde serão obtidas as imagens de seu corpo. Essas imagens vão direto para um computador e são analisadas pelo médico responsável. O tempo de duração varia, na maioria das vezes, de 15 a 30 minutos.

6. O que acontece depois de o exame ser feito?

É preciso aguardar. O especialista, um radiologista, vai verificar o exame e emitir um relatório para o médico que o solicitou. Terminado o exame, a pessoa está liberada para retomar suas atividades rotineiras. Quanto ao contraste eventualmente ingerido, em poucas horas o corpo já o terá eliminado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com