6e14afec1e77a08e5dedfbdcaf699dc8_l

Oficinas temáticas do Plano de Desenvolvimento se iniciam nesta terça-feira (22)

Texto de Cecília Tavares

Estabelecer um diagnóstico preliminar de cada região do Estado e definir as prioridades locais, com a apresentação de diretrizes e propostas. Com essa finalidade, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) iniciará, nesta terça-feira (22), em Penedo, as oficinas temáticas do Plano de Desenvolvimento de Alagoas (PDE).

 

Conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com a participação de gestores da Sedetur, da Sudene e do Ministério da Integração Nacional (MI), as oficinas devem reunir atores locais das regiões – lideranças políticas, instituições de ensino, órgãos públicos e privados, associações e cooperativas.

 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as oficinas funcionam também como uma validação do que foi diagnosticado pelo IABS.

 

“O IABS vai apresentar aos atores locais o que foi coletado para que aquela população da região diga se é por aquele caminho que o Estado deve desenvolver o plano”, explicou Giselle.

 

A participação da população é fundamental para caracterizar o processo participativo da construção do PDE. Além das oficinas, o IABS realizou entrevistas com lideranças e disponibilizou uma pesquisa on-line, dividida em 11 perguntas objetivas, que servem para orientar a elaboração de um instrumento para o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

 

Na quarta-feira (23), está programada outra oficina participativa em Arapiraca e, na quinta-feira (24), em Maragogi.

.agenciaalagoas.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com