6ffdc052-eafa-4414-8a06-f19ced0ce80d

Intolerância religiosa tem casos recorrentes e não denunciados em Alagoas

Alagoas tem registros recorrentes de casos de intolerância religiosa, segundo a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas (SMDH-AL), mas devido à insegurança e o medo enfrentado pelas vítimas, muitas denúncias deixam de ser feitas. A maioria dos casos registrados é sempre voltada às religiões de matrizes africanas.

Tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, a intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes que ofendem a crença e prática da religião, ou de quem a segue. É considerado um crime de ódio que fere a dignidade e liberdade humana.

O integrante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Elcias Pereira, afirma que a escolha do tema sobre intolerância religiosa para redação do Enem foi muito importante ao fazer com que os estudantes e as pessoas pensem a respeito do assunto, que por ser recorrente precisa ser muito discutido.

“A conjuntura nacional está provocando reações adversas. Deputados e senadores, inclusive alguns recentemente eleitos vêm se unindo no sentido de eliminar algumas conquistas e algumas culturas” completou.

Um fato recente e de grande repercussão em Alagoas é o da mãe de santo Cristiane de Ogum, ocorrido em setembro deste ano, no Conjunto Frei Damião, no bairro do Benedito Bentes II, quando durante uma festa religiosa realizada pelo pai de santo Jamerson Alves, um grupo de pessoas proferiu palavras pejorativas e ofensivas contra os convidados da festa. Passados 30 minutos o grupo voltou ao local, onde armados efetuaram um disparo de uma espingarda calibre 12 contra o portão da casa do sacerdote.

Os estilhaços do disparo atingiram os pulmões da babalorixá, que estava sentada dentro da residência e de costas para o portão. Quase dois meses depois Cristiane de Ogum segue em recuperação. “Estamos acompanhando o caso da Cristiane, ela está se recuperando, permanecemos conseguindo medicação e apoio humano para ela” contou Elias.

*Colaboradora

 cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com