dscf1578-300x200

Anexo da UBS Jairo Leite é reaberto no Oiteiro com ação do Outubro Rosa

A campanha de combate ao câncer de mama – Outubro Rosa – teve seu encerramento em Penedo, no anexo Oiteiro da Unidade Básica de Saúde Jairo Leite, na tarde desta segunda-feira (31), marcando também a sua reabertura. No evento, as enfermeiras da localidade realizaram testes rápidos e ministraram uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Ao final, brindes foram distribuídos e um saudável lanche com frutas e sucos foi servido aos participantes.

Durante a palestra foram mostrados como ocorre o câncer, através da propagação de células cancerígenas em substituição, das células saudáveis. Os principais sintomas do câncer de mama são o aparecimento de nódulo, que pode ser identificado pelo autoexame, inchaço, secreções e alterações na pele. Devendo as mulheres realizar o exame de mamografia a partir dos 35 anos e repetir anualmente depois dos 50 anos.

De acordo com  Andréia Nascimento, Auxiliar de  enfermagem e responsável pelo evento, o objetivo foi conscientizar a população local para a doença. “Queremos incentivar para que o público alvo procure os serviços de saúde, pois o câncer de mama, quando descoberto a tempo pode ser curado”.

No anexo da UBS do bairro Senhor do Bonfim serão realizadas consultas médicas, testes rápidos de glicemia e medição da pressão arterial, além de curativos. A reabertura do anexo tem por objetivo atender principalmente aos idosos e as pessoas com dificuldade de locomoção, que não podem se deslocar até a Unidade Básica na Lagoa do Oiteiro. Essa foi uma solicitação dos moradores da comunidade na última campanha eleitoral, que pediram ao prefeito Marcius Beltrão a reabertura do posto, fechado pela gestão anterior.

penedo.al.gov

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com