1ebb0fd8-29a8-4092-ab98-f46e042242ab

TRT/AL julga dissídio de radialistas e determina reajuste de 11%

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) julgou, na manhã de quarta-feira (05.10), o dissídio coletivo envolvendo o Sindicato de Radiodifusão de Alagoas e as empresas de comunicação pertencentes ao grupos TV Gazeta de Alagoas, Radio Clube de Alagoas, Rádio Gazeta de Alagoas, TV Pajuçara, Sampaio Rádio e Televisão, Rádio O Jornal. Por maioria, os magistrados concederam o reajuste de 11% para a categoria. Da decisão cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O valor é retroativo a 1º de março de 2016 e corresponde à reposição das perdas salariais em face da inflação ocorrida no período de 1º de março de 2015 a 29 de fevereiro de 2016. De acordo a decisão, as empresas aplicarão o reajuste de 11% também para os trabalhadores que recebem salários superiores ao piso.

Ainda de acordo com a decisão colegiada, o reajuste de 11% também será aplicado aos valores das diárias para viagens e ao auxílio-creche e será extensivo aos funcionários lotados nos demais quadros existentes nas empresas de radiodifusão. Com o reajuste, o valor do piso da categoria passa de R$ 1.158,00 para R$ 1.285,38.

A proposta apresentada pela categoria dos radialistas era de um reajuste de 15%, sendo 11% decorrentes de reposição da inflação e 4% de aumento real. A contraproposta imediata trazida pelos representantes das empresas era de 2%.

Ainda durante a fase de tentativa de acordo, o Sindicato acenou que aceitaria um reajuste de 11% a título de reposição salarial, parcelado em três vezes, abrindo mão dos 4% de aumento real. Contudo, os advogados da classe patronal alegaram que as empresas não têm condições de conceder o reajuste e, caso ele venha a ser determinado por decisão judicial, não garantirão a manutenção dos empregos. Uma contraproposta de reajuste de 5,5%, parcelado em três vezes foi feita pelas empresas, mas não foi aceita pelo Sindicato dos Radialistas.

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com