201512211603_45d90d79c9

Rosinha vai assumir no lugar de Marx Beltrão mirando secretaria estadual

Rosinha da Adefal (PTdoB) decidiu: vai assumir o mandato parlamentar. Ela herda a vaga, na condição de primeira suplente, deixada pelo agora ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB). A posse dela deve ocorrer no início da próxima semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Só não acontecerá se o presidente da República Michel Temer (PMDB) demorar a reconduzir Beltrão ao cargo ministerial, deixado para que o deputado votasse na chamada PEC do Teto dos Gastos.

Comenta-se, na capital federal, que os ministros que foram exonerados com o intuito de reforçar a base governista na apreciação da Proposta de Emenda à Constituição serão renomeados até o fim desta semana. Caso isto aconteça, a vaga de Beltrão fica aberta para a suplência.

Assim que o alagoano tomou posse no ministério do Turismo, na semana passada, Rosinha estava em Genebra, na Suíça, participando de um evento pela Secretaria Nacional de Políticas para Pessoas com Deficiência, a qual responde desde o início do governo de Michel Temer. Ela informou, por meio do presidente do PTdoB, Marco Toledo, que assim que retornasse ao Brasil tomaria a decisão mais coerente.

De acordo com Toledo, Rosinha decidiu que vai assumir o mandato – até para não perder a suplência. E continuará em conversas com o governador Renan Filho (PMDB), já que demonstra interesse em retornar a Alagoas para reassumir uma Secretaria de Estado. Na condição de secretária nacional não teria como se licenciar do mandato, requisito que somente é permitido quando se assume uma titularidade em ministério ou pastas no Executivo, sejam elas na esfera municipal ou estadual.

As primeiras conversas com Renan Filho já aconteceram em Brasília esta semana, mas sem definição. Os diálogos devem ser retomados após o feriado.

Caso Rosinha volte atrás e não assuma o mandato, a vaga fica aberta para o segundo suplente: o médico Hemerson Casado, portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O terceiro suplente é Fernando Hollanda (PMDB).

gazetaweb.globo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com