65afe4821c05c0c315776337cfe4f280-1

Promotor de Justiça aposentado é homenageado em Fórum de Penedo

Na manhã desta segunda-feira (17), o Poder Judiciário alagoano realizou a cerimônia de aposição de placa do Auditório Promotor Silvio Menezes Tavares, no Fórum de Penedo. A homenagem ao promotor de Justiça aposentado contou com a presença de autoridades e servidores, além de familiares e convidados. O desembargador Celyrio Adamastor representou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador João Luiz Azevedo Lessa.

O promotor aposentado Sílvio Menezes Tavares agradeceu, emocionado, ao Judiciário o reconhecimento do seu trabalho em prol da Justiça alagoana. “Durante os 30 anos em que militei e residi nessa Comarca, estive preocupado em exercitar a austeridade e humana compreensão na resolução dos problemas da comunidade”, destacou o ex-promotor.

O procurador-geral da Justiça em exercício, Walber José Valente de Lima, falou sobre a importância do homenageado em sua formação profissional, além de destacar seu trabalho frente ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL).

“Recém saído da Universidade Federal de Alagoas, aportei em Penedo com a função de substituir o promotor de Justiça em suas ausências. Minha missão era de substituir o promotor Silvio Menezes. Aqui encontrei meu 6º ano da Faculdade de Direito, com um professor dedicado que me ensinou lições que guardo até hoje. Ele foi implacável com o crime, mas não com o criminoso”, comentou Walber Valente.

Após falar um pouco sobre a carreira do homenageado, o desembargador Celyrio Adamastor enfatizou a conduta do promotor no exercício de sua função. “Defendeu brilhantemente a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais, combateu condutas potencialmente inadequadas a sociedade sem se preocupar com eventuais insatisfações”, destacou.

Durante o discurso do Superintendente do Fórum de Penedo, juiz Claudemiro Avelino de Souza, surpreendeu os presentes ao ler o termo de posse do pai do promotor Silvio Menezes, Luiz Menezes, também magistrado, como juiz da Comarca de Paulo Afonso, hoje Comarca de Mata Grande. O termo se refere ao dia 29 de janeiro de 1929 emocionou os que prestigiavam a cerimônia, principalmente, o homenageado.

Homenageado

Natural de Penedo, Silvio Menezes Tavares, 88 anos, atuou durante 34 pelo MP/AL. Exerceu suas funções também em Piaçabuçu e Pão de Açúcar. Ele contribuiu com a instalação do Fórum de Penedo, doando recursos próprios para aquisição de móveis. No meio jurídico, o promotor é tido como exemplo de profissional íntegro.

Graziela França – Dicom TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3141/3240

tjal.jus

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com