a81ad53f-59e0-45b0-ad39-47ebd77299c6

Prazo do MEC para desocupação acaba nesta segunda-feira

Na próxima segunda-feira (31) chega ao fim o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas ocupadas em todo o país.  Há menos de oito dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre as mais de mil escolas ocupadas, 182 são locais de prova segundo um balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Caso as desocupações não aconteçam até o prazo final, a realização das provas será cancelada nessas escolas e uma nova data será escolhida para que os alunos realizem o exame. No entanto, a prova será aplicada normalmente nos outros locais.

A ocupação das escolas é um protesto dos alunos que são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos e contra a reforma do ensino médio enviada ao Congresso Nacional.

O custo da aplicação das provas do Enem é de R$90 reais por prova e a Advocacia Geral da União (AGU) analisa a possibilidade fazer com que alunos e organizações envolvidas nas ocupações arquem com custo em beneficio dos estudantes prejudicados.

Em recente comunicado, o MEC pediu aos institutos federais os nomes dos alunos que participam das ocupações, em contra partida a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, enviou um oficio ao MEC solicitando esclarecimento sobre o levantamento do nome dos alunos.

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.

*Colaboradora

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com