1c6da811-caef-458f-93c9-747024b672ad

Informações de Brasília dão conta da possibilidade de Renan assumir Ministério da Justiça

Pelos corredores do Palácio do Planalto, em Brasília, a informação que circula é de que o atual presidente Michel Temer (PMDB) busca agraciar o senador Renan Calheiros (PMDB). Por conta disto, surge a possibilidade de Calheiros ser indicado para o Ministério da Justiça assim que terminar o seu mandato de presidente do Senado Federal.

Calheiros deixa a presidência do Congresso no próximo ano. O acordo com o Planalto envolveria ainda a possibilidade de Temer articular o próximo comando do Senado Federal sem ser atrapalhado por Renan Calheiros. Se é verdade ou não, fontes oficiais não confirmam…

Renan Calheiros pode ser o terceiro alagoano a ocupar o ministério de Temer. Maurício Quintella se licenciou da Câmara de Deputados para ocupar o Ministério dos Transportes, ainda na fase interina da governança de Temer. Marx Beltrão – também deputado federal – foi indicado ao Ministério do Turismo mais recentemente.

De acordo com o próprio Calheiros, Beltrão não chegou ao ministério por sua indicação, mas por conta própria.

O fato é que a informação envolvendo o nome de Calheiros já circula. Segundo a Coluna do Estadão, já causa até mal-estar com a Polícia Federal. Afinal, estaria no comando do Ministério da Justiça alguém que é investigado na Operação Lava Jato.

O medo é que isto comprometa a investigação por conta de possíveis ingerências políticas. Vale lembrar dos áudios em que Renan Calheiros, José Sarney, e Romero Jucá foram gravados dando a entender que era necessário frear a Lava Jato.

Obviamente que este é só um dos pontos que preocupam quando se trata da influência e do poder acumulado pelo senador Renan Calheiros. Um poder que ficou muito bem demonstrado quando a Constituição Federal foi rasgada durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Calheiros foi um dos “amigos da presidente” que trabalhou para que ela mantivesse os direitos políticos. Renan conseguiu.

Claro, tudo pode não passar de conversa de corredor.

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com