fachada_620

Estudantes ocupam Campus Penedo da Universidade Federal de Alagoas

Ocupação começou na tarde de quinta-feira (28).
Movimento Estudantil afirma que 20 instituições foram tomadas no estado.

O campus Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se tornou mais uma instituição ocupada por estudantes no estado. A informação é da União Brasileira dos Estudantes (Ubes), e foi confirmada pela assessoria de comunicação da Ufal.

De acordo com Sávio Iury, estudante de Engenharia de Produção da Ufal de Penedo, a ocupação foi iniciada na tarde de quinta-feira (28). Cerca de 20 alunos estão dormindo no local, enquanto outros oferecem suporte com alimentação e outras necessidades.

“Nós tomamos o campus por volta das 17h, e hoje completamos as primeiras 24 h de ocupação. Além de lutar pelas nossas causas, também estamos cuidando do prédio, pois entendemos que é importante não depredar o local. A gente pintou algumas paredes que precisavam de pintura, vamos montar uma horta, e fazer outras melhorias também. Vamos ficar por tempo indeterminado”, diz Iury.

Com o campus de Penedo, agora são cinco os campi da Ufal ocupados por estudantes. Os outros são o A.C. Simões, em Maceió, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e Arapiraca.

Os estudantes que participam desses atos são contrários à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 aprovada esta noite na Câmara dos Deputados, que limita os gastos públicos no país, a medida provisória da reforma do ensino médio e a Lei estadual da “Escola Livre”, que prevê “neutralidade política, ideológica e religiosa” de professores.

Outras ocupações
As ocupações tiveram início no dia 10 deste mês. De acordo com a Ubes, são 20 as instituições ocupadas em Alagoas. Além dos 5 campi da Ufal, os campi Maceió, Batalha, Marechal Deodoro, Satuba, Santana do Ipanema, Piranhas e Murici do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também foram tomados.

Além destes, escolas estaduais também foram ocupadas. Em Arapiraca, de acordo com a Ubes, são 5 unidades.
Em uma delas, também ocorrem aulas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Em outra, a Manoel André, a ocupação não é confirmada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As outras escolas ficam em Feira Grande, Água Branca e Delmiro Gouveia.

g1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com