1463f928-9100-4ade-babf-c8b918e14a18

ENEM: ansiedade e nervosismo podem dificultar na hora das provas

Na semana do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ansiedade e o nervosismo são as principais dificuldades encontradas por alguns estudantes que vão fazer as provas nos dias 05 e 06 de novembro. Para a psicóloga escolar Samyra Rebelo, é importante que o aluno se prepare emocionalmente para que na hora do exame tenha o melhor resultado.

Segundo a psicóloga, o controle emocional deve ser trabalhado ao longo do ano, da mesma forma que a preparação cognitiva, pois vários fatores podem contribuir para o nervosismo. “Geralmente os alunos sofrem grande cobrança e os candidatos aos cursos mais concorridos tendem a ter dificuldades em lidar com a tensão”.

Com o sonho de ser médica, a estudante Fernanda Silva, 20 anos, confessou que a ansiedade é um dos pontos fracos dela e que não sabe como controla-la. “Eu fico com medo de que o tempo passe rápido e eu não consiga resolver as questões a tempo, fora isso, me sinto apreensiva se a prova vai está fácil ou difícil”, comentou.

Ainda de acordo com a psicóloga, nos dias das provas é necessário que o estudante elimine todas as possíveis causas de ansiedade: sair cedo de cada para evitar atraso, beber bastante água e evitar comidas gordurosas. “Se o aluno perceber que está ficando nervoso durante a prova, ele deve parar, tomar um pouco de água, fechar os olhos, inspirar e ir deixando o ar entrar pelo nariz até a barriga; segurar por alguns segundos e expirar, soltando o ar pela boca devagar. Isto oxigena melhor o cérebro e dá uma sensação de descanso e condição para pensar melhor”, complementou.

Samyra Rebelo ainda ressaltou que o apoio dos pais é importante para a aprovação do aluno, mas alerta que algumas frases de apoio como “Não se preocupe, você vai passar” podem parecer motivadoras, mas na cabeça dos adolescentes que estão passando pelas cobranças, isso pode ser um míssil. “Às vezes, um abraço é suficiente para que o estudante se sinta confortado”,  aconselha a psicóloga.

Estagiária*

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com