1475865563enem

Confira os possíveis temas da redação do ENEM 2016 e dicas para fazer uma boa prova

Nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um dos aspectos mais preocupantes para quem vai fazer a prova é a redação. O fato do tema só ser revelado na hora da prova deixa os estudantes extremamente ansiosos com esta etapa que vale metade da nota final. Porém, sempre existem especulações em relação ao tema que será proposto no vestibular.

O professor de redação do curso “Redação Em Foco”, Tainan Canário, salienta que o ENEM costuma pedir temas que são problemáticos, de caráter político, social ou cultural. Assim como em edições anteriores: Consolidação da Lei Seca em 2011, Publicidade Infantil em 2014 e Violência Contra Mulher em 2015.

De acordo com o professor, o Exame pode também abordar temas mais gerais, como temáticas ligadas ao meio ambiente, demarcação dos direitos indígenas, o esporte enquanto ferramenta de formação e perspectiva de cidadania, homofobia ou racismo.

“Nesta etapa final, os estudantes precisam se concentrar na capacidade de olhar o texto, verificar os seus principais erros. Formatar uma estrutura e se manter fazendo redação até a véspera da prova, concentrar-se” explica o professor.

Segundo ele, o nervosismo se combate com trabalho, para que possa se por em prática aquilo que efetivamente se estudou ao longo do ano. “Eu costumo dizer que quanto mais sólida for a preparação, menos nervoso o candidato estará. Uma preparação sólida, ligada à um programa de estudo contínuo, feito ao longo do ano, certamente diminuirá  a tensão. E nessa reta final não se deve intensificar mas sim manter aquilo que se vem fazer ao longo do ano. E aqueles que, por ventura, acham que estudaram menos, acho interessante no caso da redação que se possa abordar nos temas aqui citados e corrigir textos feitos”.

Marcos André, 18, é estudante de Engenharia de Petróleo e tirou 980 pontos na redação no ano passado. Ele explica que se preparou durante um ano para a prova. “Combati o nervosismo sendo realista, tinha na cabeça o que eu estudei, fui verdadeiro sobre o que eu sabia e não. No decorrer do ano estava sempre trabalhando mais onde estava mais fraco. Minha dica é se prender ao máximo às dicas dos professores, se atualizar e pesquisar os assuntos que mais aparecem na mídia, que são polêmicos e bastante abrangentes” explica o estudante.

7segundos.ne10.uol

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com