missa-350x262

Católicos lotam missa no Santuário Nacional de Aparecida, SP

Milhares de fiéis participaram neste dia 12 de outubro da missa solene no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A celebração, em comemoração ao Dia da Padroeira, é a principal do dia e abriu oficialmente as festividades do jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, em 1717.

A celebração, que teve a participação governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), começou às 9h e terminou por volta das 11h. O número de participantes não havia sido divulgado pela assessoria de imprensa da basílica até a publicação desta reportagem.

O cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, presidiu a missa. No começo da celebração leu aos fiéis uma carta do Papa do Francisco saudando a iniciativa do Santuário Nacional de combate ao trabalho infantil após participação na “Semana da Criança”, evento promovido em parceria com o Ministério Público e o Tribunal Regional do Trabalho para conscientização sobre o tema.

A homilia deste ano, assim como a dos dois anos anteriores, remeteu ao encontro da imagem da Santa no Rio Paraíba do Sul. O tema foi ‘O rosto misericordioso de Maria’.

“Maria invoca pelos cristãos em suas súplicas sobretudo nos momentos mais difíceis. E diante de Cristo ela está atenta às nossas necessidades e intercedendo por seus filhos”, disse Dom Raymundo durante a missa.
A moeda comemorativa do jubileu foi lançada na celebração. As peças foram cunhadas em prata banhada a ouro, prata, e bronze. A confecção foi em parceria com a Casa da Moeda e os símbolos são vendidos na Loja do Santuário e na Casa das Velas em Aparecida.

Gratidão

A professora boliviana Maria Helen Banhas, de 70 anos, veio agradecer a Padroeira pela cura de uma doença no ano passado. ”Eu recebi diagnóstico de câncer e a Padroeira me safou. Eu pedi à Ela pela cura e fui para a Argentina fazer exames. Lá o câncer foi descartado. Minha médica é Nossa Senhora”, disse. Ela retorna nesta quarta para a Bolívia e disse que quer levar de Aparecida as bençãos ao povo do país.

O prestador de serviços gerais Anastácio Mendes Prates, de 59 anos, participou da missa solene. Ele veio do Mato Grosso do Sul.

“Eu tinha vários problemas de saúde e Nossa Senhora Aparecida me ajudou. Enquanto eu tiver saúde estarei aqui nos dias 12 de outubro cumprindo minha promessa à Mãe”, afirmou.

Programação

A expectativa da direção da Basílica, maior templo católico do país, é que passem mais de 150 mil romeiros neste 12 de outubro pelo local.

A programação deste feriado vai contar ainda com missas às 13h e 14h. Além de uma procissão sai da Matriz-Basílica às 18h em direção ao Santuário Nacional. O trajeto tem cerca de 3 quilômetros.

A festa termina a noite com um show pirotécnico na Tribuna Papa Bento 16 às 23h30.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com