7d391ce1-7451-4f82-98e3-7ff8f87efe18

Rodrigo Cunha fala sobre transparência em bate-papo com Rui Palmeira

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) foi o convidado do bate-papo ao vivo com o prefeito de Maceió e candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB), na última segunda-feira (5). A conversa, transmitida nas redes sociais e na página rui45.com.br<http://rui45.com.br>,  teve como tema a transparência na gestão pública. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Rodrigo se destaca pela defesa da cidadania e da transparência nos atos públicos. Atualmente, promove nas redes sociais a campanha Eu, Eleitor, Voto Consciente, em defesa do voto limpo nas eleições deste ano.

Primeiro a falar, Rodrigo afirmou que seu trabalho na Assembleia Legislativa Estadual e o trabalho de Rui, como parlamentar e como prefeito, têm em comum a marca da transparência. “É importante que a gente tenha uma bandeira como essa, que e uma bandeira do mandato de Rui, que e uma bandeira do meu mandato. Acho que desde o meu primeiro discurso na Assembleia Legislativa, que é o poder onde eu estou, esta é a marca: poder demonstrar que política não é para se dar bem, que ninguém fica rico com política, se você andar no caminho certo”, afirmou.

O deputado lembrou que a transparência é o mecanismo que permite ao cidadão acompanhar o trabalho dos políticos em quem votou e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. “É necessário que as pessoas se preocupem com isso e passem a exigir aquilo que é dado a um político. As pessoas às vezes não percebem, mas elas dão uma procuração, que é um mandato. As pessoas depositam um voto de confiança para alguém representá-las perante a sociedade e muitas vezes acham que a política acaba na hora do voto e política se dá o tempo todo, por isso, a necessidade de se ter um controle social”, disse Rodrigo.

Para o parlamentar, a transparência no poder público é necessária para a evolução da política e importante ferramenta de acompanhamento dos gestores públicos pelos cidadãos. “Para que a política evolua, é necessário que se tenha transparência, que é a maior ferramenta de defesa do gestor e também permite que a sociedade saiba de fato o que acontece no setor público. Ela é necessária, é algo que durante muito tempo, ficava às escuras, as pessoas não tinham acesso à informação. A gente sabe que informação é poder, então, quando você tem acesso à informação, você está empoderado. Com a transparência, também se permite que os órgãos de fiscalização atuem, mas permite principalmente o controle social, ou seja, que as pessoas se interessem cada vez mais por aquilo que acontece no seu Estado, na sua cidade, na sua rua”, defendeu o deputado.

Rodrigo encerrou sua participação no bate-papo, destacando o trabalho feito pelo prefeito Rui Palmeira na administração de Maceió e defendeu a continuidade desse trabalho para Maceió seguir avançando.

“Maceió tem muito a agradecer e tem no Rui um candidato que qualquer outra cidade gostaria de ter. Jovem, honesto, competente e com serviços prestados. É necessária a figura do Rui em Maceió, não podemos deixar que Alagoas seja terra de uma cor só. Rui é fundamental para a democracia em Maceió”, acrescentou o deputado.

Rui agradeceu a participação do parlamentar e destacou a importância de fazer uma gestão transparente, mostrando à população o que tem sido feito com o dinheiro público. Ele lembrou que ao assumir a Prefeitura de Maceió, em 2013, o Município possuía uma política de informação defasada e que criou mecanismos eficientes de informação pública, como o Portal da Transparência.

“Tenho muito orgulho do trabalho que fizemos para que Maceió seja considerada uma das cidades mais transparentes do Brasil. Temos trabalhado muito para isso e nosso objetivo é chegar ao ideal de transparência, promovendo o controle social”, destacou Rui.

Maceió está entre as capitais mais transparentes do País, segundo dados da Controladoria Geral da União (CGU) do Ministério Pùblico Federal.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com