O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) foi o convidado do bate-papo ao vivo com o prefeito de Maceió e candidato à reeleição, Rui Palmeira (PSDB), na última segunda-feira (5). A conversa, transmitida nas redes sociais e na página rui45.com.br<http://rui45.com.br>, teve como tema a transparência na gestão pública. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Rodrigo se destaca pela defesa da cidadania e da transparência nos atos públicos. Atualmente, promove nas redes sociais a campanha Eu, Eleitor, Voto Consciente, em defesa do voto limpo nas eleições deste ano.
Primeiro a falar, Rodrigo afirmou que seu trabalho na Assembleia Legislativa Estadual e o trabalho de Rui, como parlamentar e como prefeito, têm em comum a marca da transparência. “É importante que a gente tenha uma bandeira como essa, que e uma bandeira do mandato de Rui, que e uma bandeira do meu mandato. Acho que desde o meu primeiro discurso na Assembleia Legislativa, que é o poder onde eu estou, esta é a marca: poder demonstrar que política não é para se dar bem, que ninguém fica rico com política, se você andar no caminho certo”, afirmou.
O deputado lembrou que a transparência é o mecanismo que permite ao cidadão acompanhar o trabalho dos políticos em quem votou e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. “É necessário que as pessoas se preocupem com isso e passem a exigir aquilo que é dado a um político. As pessoas às vezes não percebem, mas elas dão uma procuração, que é um mandato. As pessoas depositam um voto de confiança para alguém representá-las perante a sociedade e muitas vezes acham que a política acaba na hora do voto e política se dá o tempo todo, por isso, a necessidade de se ter um controle social”, disse Rodrigo.
Para o parlamentar, a transparência no poder público é necessária para a evolução da política e importante ferramenta de acompanhamento dos gestores públicos pelos cidadãos. “Para que a política evolua, é necessário que se tenha transparência, que é a maior ferramenta de defesa do gestor e também permite que a sociedade saiba de fato o que acontece no setor público. Ela é necessária, é algo que durante muito tempo, ficava às escuras, as pessoas não tinham acesso à informação. A gente sabe que informação é poder, então, quando você tem acesso à informação, você está empoderado. Com a transparência, também se permite que os órgãos de fiscalização atuem, mas permite principalmente o controle social, ou seja, que as pessoas se interessem cada vez mais por aquilo que acontece no seu Estado, na sua cidade, na sua rua”, defendeu o deputado.
Rodrigo encerrou sua participação no bate-papo, destacando o trabalho feito pelo prefeito Rui Palmeira na administração de Maceió e defendeu a continuidade desse trabalho para Maceió seguir avançando.
“Maceió tem muito a agradecer e tem no Rui um candidato que qualquer outra cidade gostaria de ter. Jovem, honesto, competente e com serviços prestados. É necessária a figura do Rui em Maceió, não podemos deixar que Alagoas seja terra de uma cor só. Rui é fundamental para a democracia em Maceió”, acrescentou o deputado.
Rui agradeceu a participação do parlamentar e destacou a importância de fazer uma gestão transparente, mostrando à população o que tem sido feito com o dinheiro público. Ele lembrou que ao assumir a Prefeitura de Maceió, em 2013, o Município possuía uma política de informação defasada e que criou mecanismos eficientes de informação pública, como o Portal da Transparência.
“Tenho muito orgulho do trabalho que fizemos para que Maceió seja considerada uma das cidades mais transparentes do Brasil. Temos trabalhado muito para isso e nosso objetivo é chegar ao ideal de transparência, promovendo o controle social”, destacou Rui.
Maceió está entre as capitais mais transparentes do País, segundo dados da Controladoria Geral da União (CGU) do Ministério Pùblico Federal.