1012d9b0366d5e951364c2a94811ef88_L

Penedenses celebram entregas de escolas com muita música e dança

A população penedenses celebrou com apresentações culturais e musicais a entrega das obras de duas escolas da rede pública estadual, nesta terça-feira (6), pelo governador do Estado, Renan Filho, e pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa.

Três ordens de serviços foram assinadas para dar início às obras de reforma da Escola Estadual Gabino Besouro, dos ginásios Padre Manoel Vieira e do ginásio da Escola Ruth Mendonça, este último atende cerca de 600 alunos, além da comunidade local.

 

Escola em festa

 

Apresentações do coco de roda do grupo ‘Os Coquinhos da Epem’ (Escola Prof. Ernani Mero), além de uma paródia musical, animaram a solenidade. A unidade oferta o ensino integral para os alunos do 1º ano do ensino médio, onde cursos com matérias eletivas são realizados durante o cronograma de aulas da semana ou nos contraturnos.

 

O diretor da Epem, Eraldo Reis, afirmou que a cidade amanheceu em festa, com as energias renovadas, devido à restauração das escolas estaduais, uma ação do governo pela construção de uma Nova Alagoas.

 

O secretário da Educação, Luciano Barbosa, explicou que, com a entrega da escola, o sentimento dos alunos de e pertencimento ao local aumentou. “Há quatro anos os alunos daqui tinha que dividir o espaço com os alunos de outra escola. Agora, eles têm uma escola só para eles e podem utilizar o espaço completamente”, explica Barbosa.

 

Durante a solenidade, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) plantou diversas mudas na escola. O projeto faz parte do Alagoas mais Verde. O assessor ambiental do IMA, Yakson Emery, explicou que pés de craibeira, aroeira, ipês rosa, amarelo e roxo; além de canafístulas e coco uricuri foram plantadas no local.

Centro histórico

 

A primeira visita foi realizada na Escola Gabino Besouro, localizada no Centro Histórico de Penedo, que atende a 420 alunos do ensino fundamental I e II. Uma ordem de serviço para o início das obras de recuperação da unidade foi assinada.

 

De acordo com a direção do local, a última reforma estrutural foi realizada há 16 anos, em 2000, e a comunidade local ficou feliz em saber que a escola, que faz parte da história da cidade, será recuperada.

 

“Toda a comunidade, alunos e professores estão muito empolgados com a reforma, ainda mais depois de tanto tempo. O local está com problemas elétricos, hidráulicos e estruturais”, explica a diretora Maria Jeane Matias Pereira.

 

O aluno Thallys Daniel dos Santos Froes, de 13 anos, relata os problemas encontrados na unidade. “Temos problemas nas portas das salas de aula, nas carteiras, não temos condicionadores de ar. Precisamos de reparos nas janelas e novas cerâmicas”.

 

Mudança total

 

A diretora da Hermílio da Freitas Melro, Ana Maria Vieira, afirma que, após a reforma realizada pelo Governo do Estado, o local mudou completamente. “Aqui, de igual, só as paredes. Todo o resto da escola foi reformada; ela está linda!”.

 

A nova estrutura atende a 205 alunos, mas nem sempre a realidade foi essa. Em 2012, após o antigo prédio de a escola ser condenado pelo Corpo de Bombeiros, os estudantes ficaram sem local próprio, tendo que dividir espaço com outros alunos na Escola Estadual Prof. Ernani Mero.

 

Após a conclusão das obras, os alunos puderam, finalmente, ter um local para chamar de seu. Felizes, eles receberam o governador e o secretário da Educação com muita festa, além de cantarem o Hino Nacional.

agenciaalagoas.al.gov.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com