candidatos-com-nomes-diferentoes-foram-registrados-no-tse-1473027352128_615x470

Mulher Vulcão, Rambo, Tiririca Cover: veja os nomes diferentões da eleição

Toda eleição é assim. Entre os diversos candidatos, há sempre aqueles com nomes estranhos, apelidos inusitados. Neste ano, há vários. É a Mulher Vulcão, o Bilão Barbosa, Acorda Cedo, Theo Tereu Teu Teu, Feliz Show Tchê Tchê Tchê, He-Man, Tarzan, Hulk, Barbie e Chapolin.

UOL pinçou do banco de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vários apelidos engraçados ou estranhos nos registros das mais de 480 mil candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2016.

Normalmente essas pessoas já utilizam esses nomes no seu dia-a-dia. É o caso da Mulher Vulcão, ou Sheila de Oliveira Soares, 31, que tem como bandeira o combate à “gordofobia”. E do Rambo de Natal, ou Tiago Silva de Oliveira, 40, conhecido na capital potiguar por ajudar voluntariamente a organizar o trânsito, vestido do personagem de Silvester Stallone.

A legislação permite que apelidos sejam usados nos nomes de urna de candidatos. O artigo 31 da resolução de número 23.455 do TSE define as regras sobre isso. O nome pelo qual o candidato é mais conhecido é liberado, desde que não se estabeleça dúvida quanto a sua identidade, não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente.

“Cabe ao magistrado com o poder discricionário fazer a identificação se o nome extrapola ou não a regra eleitoral no sentido de poder ou não ser utilizado. É importante lembrar que não é permitida a utilização de expressões ou siglas junto ao nome que remetam a qualquer órgão da administração pública, como “fulano do INSS”, “fulano dos Correios”, afirma o advogado Gustavo Pontinelli, que atua na área de direito eleitoral.

Refeição completa

Pimenta, cheiro verde, colorau, peixe e cenoura. Não é uma lista de compras no mercado, mas candidatos que concorrem nestas eleições. Pimenta de Rondônia (PSOL-RO), por exemplo, é candidato ao cargo de prefeito de Porto Velho (RO). Cheiro Verde (PTB-RR), Colorau (PSOL-PB), Peixe (PSC-MS) e Cenoura (PSL-MT) concorrem aos cargos de vereador em Boa Vista, João Pessoa, Campo Grande e Cuiabá, respectivamente.

Ainda há outros nomes de alimentos para quem quer aumentar o cardápio, como Bife (PRTB-PA), Bisteca (PPL-CE), Arroz (PTC-PB), Sardinha (PSDC-RO), Banana (PDT-AM), Melancia o amigo de vocês (PSDC-GO), Açúcar (PMDB-PE) e Amendoim (PTN-PR).

Divulgação

Em cima do sucesso do original, tem o candidato a vereador Tiririca Cover

Na esteira do sucesso de votos e mídia do deputado federal Tiririca (PR-SP), há as referências explícitas, como Tiririca Cover (Pros-MA), Tiririca (PEN-RS) e Romilson Tiririca (PSB-PE). E uma porção de “palhaços” como Palhaço Soneca (PPS-SE),  Alex O Palhaço (PTB-GO), Palhaço Birinbelo (PMDB-AL), Palhaço Chapuleta (PEN-PE), Palhaço Bombom (PMB-AM), Palhaço Lero Lero (PSB-AM) e Palhaço Quiabo (PTN-AM).

Há opção também para quem aposte em outros famosos como: Amado Batista (PSOL-RN), Djavan (PV-PA), Lobão (PR-AL) e até Chimbinha Cearense (PPS-CE).

O mundo do cinema e da televisão também tem seus representantes: He-Man (SD-PI), Tarzan (PSL-MT), Rambo de Natal (PSDC-RN) , Hulk (PSB-PR), Barbie (PSD-RO), Branca de Neve (DEM-SE), Chapolin (PHS-SE), Vin Diesel Curitibano (SD-PR) e Darth Verde (PCdoB-GO).

A religião também comparece: Jesus (PSC-PE), Motoboy de Jesus (Rede-SE), Maria do Deus Proverá (PSDC-PI), Carlos do Exército de Cristo (PRB-PE) e Obreiro Luiz Decente Corajoso (PTN-SE).

Membros do corpo também foram usados como apelido de candidatos. Na lista aparecem: Pescocinho (PSDC-RN), Orelha (PV-SE), Queixinho (PSB-RS) e até o candidato Sem Braço (PEN-TO).

O candidato a vereador Ferruja (PMDB-MT) aproveitou o apelido que levou por ter sardas alaranjadas na pele e registrou como seu nome de urna para concorrer ao cargo no município de Novo São Joaquim (MT).

A lista de nomes de animais também é extensa. Estão presentes Abel Galinha (DEM-RR), que concorre a prefeito de Boa Vista. Estes são candidatos a vereador: Jacaré (PP-MA), Tigrão (PTN-RR), Tatu (DEM-AP), Peba, espécie de tatu, (PR-PE), Pinguim Pelejador (PRTB-RS), Bode Ceará (PPL-AM), Cesar do Bode (PSD-PE), Papagay-De-Ouvido (PRP-GO), Cabra da Bahia (PTC-BA), Felina do Povão (Pros-BA), Evaneide “A Gata” (PSDC-MT) e Cowboy Urso Manco (SD-PR).

E ainda uma gama de outros apelidos de difícil classificação: Mulher Vulcão (PV-RN), Bilão Barbosa (PT-CE), Acorda Cedo (PDT-CE), Barrufão (PSD-MT), Feliz Show Tchê Tchê Tchê (PPS-RJ), Theo Tereu Teu Teu (PPS-MG) e Wilton Bilolinha (PHS-PE). Na lista, ainda constam Bigodinho (PV-SE), Bigode dos Rodoviários (PMB-AM), Bigode Mecânico (PRB-AC), Bigode da Zona Leste (PR-AM), Bigode do Santa Maria (PMDB-SE), Pokemón Go (DEM-SC), Mosquito Engraxate (PSD-SP), Erivelton Já Morreu (PMDB-TO), entre outros.

Rambo

Divulgação

Tiago Silva de Oliveira, 40, o Rambo de Natal, veste-se do personagem há pelo menos duas décadas e aproveita a fama para se candidatar

Quem anda pelas ruas de Natal já deve ter encontrado o Rambo de Natal e sua famosa bazuca ajudando as pessoas a atravessarem as ruas e tentando ordenar o trânsito em áreas de congestionamento. O comerciante Tiago Silva de Oliveira, 40, se veste do personagem há pelo menos duas décadas e, devido à sua popularidade, resolveu se candidatar ao cargo de vereador em Natal.

Caso seja eleito, ele destaca que vai elaborar leis contra a corrupção e fiscalizar os trabalhos da administração municipal. “Não estou candidato por brincadeira, estou para fazer valer o voto e para aprovar projetos em benefício de todos”, afirma o Rambo de Natal.

Mulher Vulcão

Divulgação

A “Mulher Vulcão”, Sheila de Oliveira Soares, 31, se lançou candidata a vereadora em Natal (RN), aproveitando sua popularidade como modelo plus size.

Conhecida no Rio Grande do Norte por “Mulher Vulcão”, a dona de casa Sheila de Oliveira Soares, 31, lançou-se candidata à Câmara em Natal para aproveitar a sua popularidade que conseguiu nos últimos anos como modelo plus size e dançarina. Sheila conta que o apelido de “vulcão” foi dado por um amigo ao definir o seu corpo e a sua personalidade marcantes.Negra, acima do peso e única mulher no Partido Verde como candidata à Câmara de Vereadores do Natal, Sheila diz que tem a responsabilidade de levantar as bandeiras contra o preconceito racial, o machismo, violência contra mulheres e a gordofobia.

“Recebi vários apelidos por ter o bumbum avantajado, como ‘mulher abóbora’, mas ‘mulher vulcão’ foi o de que gostei porque eu sou uma gordinha desinibida, que não deixo de viver por conta do meu corpo ser fora dos padrões estipulados pela sociedade. Adoro dançar, brincar e me divertir, porém tenho personalidade forte e luto contra regras, porque não existe um só padrão”, destaca.

Barrufão

Divulgação

Em Barra do Garças (MT), “Barrufão”, que hoje se candidata a vereador, é famoso pela carne de bode que vende

Se alguém andar pela feira de Barra do Garças (MT) e perguntar onde fica a barraca de Reginaldo Pedro da Silva, 56, certamente não vai conseguir achar. Mas, se procurar por “Barrufão”, logo vai localizar o comerciante e comprar cortes de carne de bode. Ele conta que recebeu o apelido aos 13 anos, logo que chegou na cidade vindo de Bezerros (PE).

“Eu estava como goleiro num jogo de futebol com amigos e, ao agarrar uma bola, o chão de terra levantou poeira. Os colegas começaram a me chamar de ‘barrufão’ e até hoje é assim”. Ele tenta pela segunda vez ocupar uma cadeira na Câmara. Na eleição de 2008, quando concorreu ao cargo pela primeira vez, Barrufão obteve 184 votos.

Dentre os projetos de campanha, o comerciante pede um abatedouro público e que a feira da cidade seja coberta para proporcionar mais conforto aos comerciantes e clientes.

Pimenta de Rondônia

O candidato à Prefeitura de Porto Velho (RO) Nascimento Antonio da Silva, 52, registrou o apelido de Pimenta de Rondônia (PSOL-RO) como nome de urna para ser usado na próxima eleição. Ele conta que a origem do apelido ocorreu ao se mudar da cidade de Pimenta Bueno (RO), onde nasceu, para trabalhar em Porto Velho.

“Eu era ágil no trabalho e começaram a me chamar de pimenta, mas também por conta do nome da minha cidade”, explica. Tempos depois, ele foi morar em Manaus (AM), e havia outro com apelido de “Pimenta”. “Para distinguir quem era quem, o chefe disse esse fica só ‘Pimenta’ e você ‘Pimenta de Rondônia’. Meu apelido nunca me atrapalhou e hoje todo mundo só me chama por ele”, afirma.

Esta é a primeira vez que Pimenta concorre ao cargo de prefeito de Porto Velho. Na última eleição, ele se candidatou a governador de Rondônia. “Apesar de nossa campanha ser feita com a cara e a coragem, porque não temos dinheiro, estou com boas propostas de combate à corrupção e para melhoria da população”, disse Pimenta de Rondônia. Na última pesquisa Ibope, ele pontuou com 3% das intenções de voto.

noticias.bol.uol.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com