governador_renan_filho_esteve_presente_na_inauguracao_da_escola_estadual_anisio_teixeira

Medidas para melhorar Ideb de AL já estão em prática, diz governador

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), falou sobre as notas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que estão entre as piores do país pela terceira vez consecutiva. Ele disse que já estão sendo feitas ações para melhorar os índices de Alagoas, que atualmente ocupa a 22º posição.

“Alagoas melhorou no Ideb. Alcançou a meta nas séries iniciais, não alcançou nos anos finais, mas teve uma média superior a maioria dos estados brasileiros. Um crescimento de mais de 20 porcento da nota. Nós vamos crescer mais, vamos colocar Alagoas nos 15 primeiros estados do Brasil”.

Renan Filho destacou algumas das ações que estão sendo feitas para melhorar os índices. Dentre elas estão as escolas de tempo integral, política de valorização dos diretores, aumento de recurso direcionado para as escolas e uma maior prática de cultura nas escolas.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota, e é divulgado a cada dois anos.

Você pode conferir a pesquisa completa, por estado, municípios ou escolas, clicando aqui.

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Com relação aos anos inciais do Ensino Fundamental, Alagoas aparece com nota 4,7, a 5ª mais baixa do Brasil.

Nos anos finais do Fundamental, o resultado é ainda mais baixo. Alagoas ficou com nota 3,5, no último lugar do ranking. A situação se repete no Ensino Médio. O estado empatou com Bahia e Pará com nota 3,1.

g1

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com