1275158968dsc0022

Transferência de delegada gera mal-estar na cúpula da Segurança Pública

A transferência da delegada Fabiana Leão da Delegacia da Mulher para as Delegacias de Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco gerou repercussão depois que ela levantou publicamente a possibilidade da mudança ter ocorrido em represália, pelo fato de ter cobrado da cúpula da Segurança Pública e do governador Renan Filho (PMDB) o funcionamento da Delegacia da Mulher 24 horas.

A fala da delegada ocorreu durante um seminário realizado ontem, 18, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL).

Em entrevista ao portal Diário do Poder na manhã desta sexta-feira, 19, a delegada disse que foi informada que sua saída seria uma decisão pessoal do secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior. Ainda segundo Fabiana, ele teria ficado insatisfeito pelo fato de ela ter enviado o ofício – endereçado a ele, ao delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, e ao governador Renan Filho – cobrando a instalação da delegacia 24 horas.

Mudanças

Fabiana Leão faz parte do grupo de 19 delegacias cujos comandos começaram a ser remanejados nesta sexta-feira, 19, conforme publicado pela direção da Polícia Civil no Diário Oficial do Estado.

Quem assume a Delegacia da Mulher é Paula Mercês, que deixa o 1º Distrito da Capital, antes comandado por Ronilson Medeiros.

Segundo a assessoria de Comunicação da PC, as outras mudanças são as seguintes: a delegada Maria Angelita deixa a Delegacia de Roubos da Capital e assume a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), no lugar de Rodrigo Colombelli, que comandará a Delegacia de Marechal Deodoro. Thiago Prado, que estava em Marechal, substitui Maria Angelita, na Roubos da Capital.

Os delegados Dalmo Lima e Antônio Rosalvo trocam de lugar. O primeiro vai para Capela, enquanto Rosalvo responderá por Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

Fernando Lustosa assume a Delegacia Regional de Penedo, em substituição a Guilherme Iusten que irá compor a equipe da Gerência de Recursos Especiais, que engloba a Deic, Roubo a Bancos, Antissequestro, Tigre e a Seção de Capturas.

Itamar Uchoa vai para Girau do Ponciano; Diego Nunes Ferreira, para Pão de Açúcar; Sandro Marcelo, para Major Izidoro; Edvaldo Alves de Menezes, para Jacaré dos Homens; Thales Araújo, para Teotônio Vilela, Carlos Umberto de Almeida, para Campo Alegre; José Lindberg, para Piaçabuçu; José Ailton Cavalcante, para Quebrangulo; e Maria Fernanda Porto, para o 53° Distrito Policial de Arapiraca.

Atos de rotina

Em nota encaminhada à imprensa no começo da tarde, o delegado-geral da PC, Paulo Cerqueira, afirmou que as remoções são atos administrativos de rotina e foram sugeridas pelas gerências de Polícia Judiciário do Estado.

Sobre a mudança envolvendo Fabiana Leão, o delegado-geral explicou que a nova delegada, Paula Mercês, já foi titular da Delegacia da Mulher, possuindo também vasta experiência nas questões relacionadas ao combate à violência contra a mulher.

Cerqueira ressaltou, ainda, que a proposta apresentada por Fabiana Leão para o funcionamento das delegacias da mulher por 24 horas é boa, e já vem sendo estudada pela direção da PC. Mas, no momento, ainda aguarda o ingresso de novos policiais civis para que possa ser implementada.

Ainda por meio de nota, ele salientou que foi responsável pela designação de Fabiana Leão, em 2012, para responder pela 1ª Delegacia da Mulher.

“Não há qualquer ato arbitrário e/ou escuso praticado por este gestor no ato de remoção”, completa o delegado-geral.

O secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, também reforçou que enxerga com naturalidade as mudanças “feitas em qualquer instituição cuja gestão com sua autonomia administrativa perceba a necessidade de fazê-las”.

“Faz-se necessário mudar, e isso ocorre em todas as instituições. Ocorreu na Policia Civil, ocorre na Militar, no Corpo de Bombeiros e deve ser avaliado como ação rotineira e natural sem nenhum outro tipo de justificativa”, finalizou Lima Júnior.

cadaminuto

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com