DSC_7668-350x232

Recém-nascidos passam a ter CPF impresso na certidão de nascimento

Os recém-nascidos de Alagoas vão poder sair da maternidade portando pela primeira vez um número de CPF. A novidade, divulgada na manhã desta segunda-feira (8), no 1º Cartório de Registro Civil, localizado na Rua Dias Cabral, no Centro, visa garantir um sistema de controle sobre os futuros filhos alagoanos.

A emissão do documento, assim como a primeira via da certidão de nascimento, são gratuitos. No mesmo dia, o pai da criança já sai do cartório com o número do documento emitido. “É um grande avanço e ajuda a evitar fraudes e possíveis homônimos, além de eliminar a burocracia”, diz Cleomadson Abreu, presidente da Associação Nacional dos Registrados de Pessoas Naturais do Estado de Alagoas (Arpen-AL).

DSC_7653

Nove cartórios já estão fornecendo o serviço, mas a expectativa é que todos os 136 cartórios existentes em Alagoas realizem. Até o momento, 210 documentos já foram emitidos desde a última sexta-feira (5). “A vantagem principal é a gratuidade, já que o documento é gerado junto com a certidão e o cidadão não precisa pagar uma taxa de R$ 5,70”, garante o delegado da Receita Federal, Francisco Tavares.

Aproveitando o momento, um dos primeiros bebês a receber seu número de CPF foi a filha do policial militar Katiano Márcio. Em entrevista ao Alagoas 24 Horas, o militar, que é também analista de sistemas, ressaltou que a informação é essencial para qualquer tipo de movimentação financeira no futuro. “Sou analista de sistemas e o que eu vejo é que há agora uma integração de dados e isso é muito bom. Antigamente esse registro não existia. Se você for olhar, o CPF hoje em dia é muito mais importante que o RG, por exemplo, para tudo”, diz o militar.

O CPF é mais do que um documento obrigatório. Diversos benefícios sociais são concedidos a partir do cadastro que identifica o cidadão junto à Receita Federal. Contratos bancários, declaração de renda e qualquer outro serviço que exige a assinatura digital partem do número de CPF.

alagoas24horas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com