Rio 2016 - Judô

RAFAELA SILVA CONQUISTA O PRIMEIRO OURO DO BRASIL NO RIO

O primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas do Rio veio da judoca brasileira Rafaela Silva, nesta segunda-feira, 8 – uma mulher, negra e da periferia da cidade olímpica. Com um wazari sobre a oponente, Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia, Rafaela conquistou 10 pontos e soube administrar a luta até o final, com o apoio da torcida brasileira.

Rafaela Silva tem 24 anos e cresceu na comunidade Cidade de Deus. Começou a praticar judô com 5 anos, em uma academia na rua de sua casa. Aos 8 anos, entrou no Instituto Reação, no Rio de Janeiro.

“Acho que eu só tenho agradecer todo mundo que me deu forças. Treinei bastante para representar todo esse ginásio. Se eu pudesse servir de exemplo para crianças da comunidade, é o que eu tenho para passar para o judô. Treinei tudo que podia nesse ciclo, saia treinando chorando, queria a medalha. Trabalhei o suficiente para conquistar. Para uma criança que cresceu numa comunidade que não tem muito objetivo na vida, como eu, que sou da Cidade de Deus, e começou a fazer judô por brincadeira, agora sou campeã mundial e olímpica”, vibrou a judica

Nas disputas desta segunda, Rafaela já havia vencido a romena Corina Caprioriu, a alemã Myriam Roper, a sul-coreana Kim Jandi e a húngara Hedvig Karakas.

diariodopoder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com